ESPETÁCULO: A CAÇADA DA “BUIUNA” E OS BONECOS GIGANTES DE PORTO NACIONAL ACONTECE NESTE SÁBADO

O evento acontece neste sábado, dia 15 de maio, às 15 horas. E será transmitido em formato de live no facebook do projeto ‘ Bonecos Gigantes de Porto Nacional'.

Alegria, encanto, regionalidade e muita cultura popular! Assim, promete ser o espetáculo novo, A Caçada da “Buiuna” e os Bonecos Gigantes de Porto Nacional, que acontece neste sábado, dia 15 de maio, às 15 horas. O evento será transmitido em formato de live, no facebook do projeto "Bonecos Gigantes de Porto Nacional".

O enredo é fundamentado na Lenda da Boiúna, símbolo maior do patrimônio imaterial na cidade de Porto Nacional. O espetáculo tem o intuito de mostrar ao público os novos personagens que irão compor, trata-se de cinco novos bonecos gigantes em forma humana, três mulheres e dois homens, bem como, os bonecos antigos, que foram restaurados e adaptados para o padrão dos novos bonecos. Incluindo também uma nova cobra “Buiuna”, o principal boneco do cortejo.

Segundo o artista que elaborou o projeto, Everton dos Andes, o recurso distribuído pela Lei Aldir Blanc contribuiu imensamente para o fomento da economia criativa local, visto que, gerou oportunidade de trabalho e renda para diversos profissionais do segmento cultural e para o comércio.

“O projeto incluiu diversos figurantes, que são pessoas de baixa renda e moradores do bairro onde fica localizado a sede do projeto. Trabalhar pela inclusão cultural é uma das missões desse grupo, que, em vinte anos de existência, jamais cobrou ingresso do público em geral para assistir o espetáculo A Caçada da “Buiuna” e os Bonecos Gigantes de Porto Nacional”, enfatizou o artista.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, instrumento de apoio emergencial à classe artística brasileira, lançado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, Ministério do Turismo, e Governo do Estado do Tocantins. Os editais foram organizados pela ADETUC – Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa.

A gravação da live será Praça Nossa Senhora das Mercês, em frente à Igreja Catedral, no Centro Histórico da cidade de Porto Nacional, mas devido à pandemia da Covid-19, a live acontecerá sem a presença do público, participarão do projeto apenas a equipe de produção do espetáculo.

WhatsApp Image 2021 05 09 at 06.08.13

PREPARAÇÃO

“O processo de construção, restauro e adaptação dos bonecos gigantes de Porto Nacional aconteceu conjuntamente com uma oficina de construção artesanal de esculturas em isopor e laminação em resina de fibra de vidro. A oficina foi oferecida gratuitamente para à comunidade portuense, obtendo um bom aproveitamento”, explicou o artista, Everton dos Andes.

As oficinas foram coordenadas por dois grandes Mestres do Artesanato tocantinense: Antônio Neves, o popular Taurú, e Mestre Renato, pernambucano radicado no Tocantins. A caracterização das peças é assinada pelo requisitado artista visual Silvio Arte, antigo parceiro do grupo.

Os figurinos do espetáculo foram assinados pela designer portuense, Josy Liu. A confecção dos figurinos ficou por conta do Ateliê Tecidos Porto, coordenado pela grande artesã da alta costura, Dona Francisca Porto, que é parceira do projeto há 13 anos.

O projeto contou com  uma equipe, coordenada pelo Vídeomaker Alisson Chaves e a Blogger Influenciadora Akira Silva. Além desses profissionais o projeto contará ainda com uma equipe de técnicos e profissionais do audiovisual, para garantir a gravação e transmissão ao vivo da Live dos Bonecos Gigantes de Porto Nacional, nomes como Altamir Moreira, Ronário, Diego da Pró-Música, farão parte da produção final.

Além desses profissionais o projeto tem uma equipe de técnicos e profissionais do audiovisual, para garantir a gravação e transmissão ao vivo da Live dos Bonecos Gigantes de Porto Nacional, nomes como Altamir Moreira, Ronário, Diego da Pró-Música, farão parte da produção final.

Secretaria da Comunicação (Secom) com informações do realizador do projeto.