Porto Verão 2020: Em live farmacêutico do Município fala sobre o uso de medicamentos e a automedicação

115882703 3125543730814555 3769075577837101601 o

Felipe Gama

A Prefeitura de Porto Nacional trouxe mais uma importante discussão dentro do Espaço Saúde, na plataforma Porto Verão 2020 - 100% Digital. O farmacêutico Felipe Gama, da Farmácia Básica do Município, apresentou nessa terça-feira, 21, uma live com o tema: "Orientações Farmacêuticas quanto ao Uso de Medicamentos". O profissional abordou vários aspectos importantes dentro do contexto diário, pontuou os perigos da automedicação, sobretudo no período da pandemia e esclareceu a diferença básica entre remédio e medicamento. Acompanhe a exposição no endereço http://verao.portonacional.to.gov.br/ .

Os medicamentos utilizados de maneira errada, que inicialmente parecem ser uma solução, podem trazer sérios problemas à saúde dos pacientes. Por isso, a importância do acompanhamento médico e da orientação do farmacêutico.

Segundo Felipe Gama, "o remédio é quando você lembra lá da sua avó, quando fala toma aquele chá que vai melhorar. O medicamento é diferente, porque passa por um processo de laboratório, de bioequivalência e biodisponibilidade, e que tem um princípio que vai atuar diante da situação que a pessoa precisa para ser tratada", disse.

Gama falou, também, da dimensão do serviço farmacêutico em Porto Nacional e da atuação dos profissionais como acolhedores. “Hoje o Município conta com uma ampla rede farmacêutica, um total de oito farmácias que atendem, ainda, os Distritos de Nova Pinheirópolis, Escola Brasil e Luzimangues. Sou responsável técnico e falo sempre aos nossos farmacêuticos sobre o acolhimento à comunidade e buscar e levar conhecimentos, pois sabemos que as pessoas que vão a farmácia é porque necessitam de atenção e apoio. No momento em que vivemos, elas também precisam de ajuda e de uma palavra amiga", observou.

Texto: Willian da Luz

Fotos: Débora Pereira