3ª edição da Flip 100% digital de Porto Nacional homenageia o romancista Juarez Moreira e o poeta e jornalista Tião Pinheiro

carlos drummond de andrade 2 0

Patrono Nacional da 3ª Flip 100% digital , o escritor Carlos Drummond de Andrade

A edição da 3ª Feira Literária Portuense (FLIP) formatada numa versão pós-moderna da realidade virtual, vem sendo avaliada pelo meio intelectual como um marco, por sua diversidade num tempo de pandemia global. Neste ano, em que Porto Nacional comemora seus 282 anos de história e 159 de emancipação política, a 39ª Semana da Cultura e 3ª Flip 100% digital, presta homenagens aos poetas Carlos Drummond de Andrade como patrono nacional e o escritor, poeta e médico, Raimundo Célio Pedreira, como patrono regional. Outra reverência é para o baiano Moraes Moreira, que dá nome ao Café Literário, e ao músico Antista do Acordeon que tem o seu nome no palco principal do projeto virtual. Além de dois importantes nomes das letras, o jornalista e poeta Tião Pinheiro, no Espaço Livro & Leitura, e o romancista Juarez Moreira Filho, no Espaço Alaporto.

Um dos trunfos deste evento está sendo a sua pluralidade - palestras, lançamento de obras regionais e acadêmicas, rodas de conversas, participação de autores e academias de letras de vários lugares do Brasil, apresentações virtuais e lives com as mais variadas temáticas. Não bastasse a imersão literária, as contações de história e shows lives completam a programação.

Na tarde dessa sexta-feira, 10, as expressões da cultura do Estado do Tocantins tomaram conta da virtualidade, reunindo escritores de vários Estados do país, com o lançamento de mais de 40 obras literárias. No sábado, 11, consagrou-se o lançamento de 72 obras literárias, de 42 escritores do Tocantins e da Bahia.

WhatsApp Image 2020 07 12 at 21.33.25

Juarez Moreira Filho

Na espaço da Academia de Letras e Artes de Porto Nacional (Alaporto), o intelectual e escritor homenageado Juarez Moreira Filho, consagrado na literatura tocantinense, comentou que se sente emocionado com a 39ª Semana da Cultura e 3ª Flip totalmente virtual. “Mora em mim um escritor romancista. É impossível não ficar feliz com tanta valorização, com essa iniciativa positiva de promover num espaço totalmente digital à literatura, à arte, à cultura e à gente portuense”, disse.

WhatsApp Image 2020 07 12 at 23.13.55

O romancista Juarez Moreira Filho

WhatsApp Image 2020 07 12 at 23.16.29

Uma das obras de Juarez Moreira Filho

O escritor Tião Pinheiro falou de sua história construída e da base, tecida com dedicação em Porto Nacional. “Meu caminhar teve uma passagem muito importante por Porto Nacional. Morei nessa cidade durante cinco anos. Porto tem um papel significante em minha vida. Minha família sabe disso, meus amigos e quem me conhece, também. Tentando rabiscar alguma coisa, eu tenho cinco livros publicados, três discos lançados em parceria com grandes nomes da música brasileira, do Tocantins, Goiás, Argentina e de vários lugares do Brasil", destacou.

WhatsApp Image 2020 07 12 at 21.33.49

Tião Pinheiro

"Tudo isso começou em Porto Nacional, porque foi lá que ganhei solidez, lastro e alicerce para eu seguir adiante com as minhas tentativas poéticas, musicais e jornalísticas. Então, é com muita alegria que participo desse rol de celebrações. Quero desejar um grande abraço em todos os portuenses, que indistintamente, são importantes para mim. Considero-me um portuense como vocês”, ressaltou satisfeito Tião Pinheiro.

WhatsApp Image 2020 07 12 at 23.19.11

Um dos discos de Tião Pinheiro

WhatsApp Image 2020 07 12 at 21.35.52

Uma das obras de Tião

Os nomes dos escritores e das obras estão na plataforma digital http://verao.portonacional.to.gov.br/, no link 39ª Semana da Cultura. A programação virtual do Projeto Porto Verão 2020 segue até o dia 31 de julho. Acompanhe a participe!

Texto: Jornalista Luciana Macedo

Fotos: Dornil Sobrinho