Melhor sala de cinema do Tocantins: Cineastas tocantinenses enaltecem abertura do Cine Clube Rios em Porto Nacional

WhatsApp Image 2019 06 23 at 14.04.03

Uma série de filmes e documentários foram exibidos dentro da 38 Semana da Cultura de Porto Nacional no Cine Clube Rios.

A 38 Semana da Cultura de Porto Nacional trouxe para os amantes do cinema o resgate histórico e cultural com a entrega no último dia 20, do Cine Clube Rios, devolvendo aos portuenses a melhor sala de cinema do estado do Tocantins.

Neste domingo, 23, os cineastas portuenses, Hélio Brito e João Luiz Neiva, enalteceram a abertura do Cine Clube Rios, em Porto Nacional, elogiou  a nova praça cinematográfica, que conta com um moderno sistema digital, de última geração e que conta com uma capacidade de 456 pessoas sentadas que poderão, a partir de agora, desfrutar das grandes produções regionais, nacionais e internacionais.

Melhor sala de cinema do Tocantins

joaoaono

Presidente da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo do Tocantins, o cineasta portuense, Hélio Brito, exibiu o filme neste domingo, “ A Massa que faz o pão”, gravado em Porto Nacional e vencedor na categoria Mostra Tocantins, dentro do Festival Chico, em Palmas no ano de 2018.

“ Eu fiquei surpreso ao conhecer essa sala de cinema aqui em Porto Nacional, que trás o que tem de mais moderno no que se refere a cinema digital, com equipamentos de última geração.  A Prefeitura de Porto Nacional está de parabéns, através do Prefeito Joaquim Maia, o Secretário Arnaldo Bahia e o Deputado Federal Vicentinho Junior. A cidade mais uma vez sai na frente no que se refere a cultura e arte, provando que é digna do título de Capital da Cultura. Eu tive a honra de fazer dois documentários aqui, “ Ligeiramente grávidas”,Uma transa Brasiliana, em 2009, e “ A massa que faz o pão”, que fizemos aqui em Porto,  após vencermos edital, via Ministério da Cultura. Porto Nacional está de parabéns por essa importante praça e que agora será com certeza a melhor sala do estado do Tocantins.” Afirmou, Hélio Brito

O cineasta portuense, João Luiz Neiva, exibiu os filmes, O Giro da folia de cima e Bonfim, produções que estão disponíveis no canal na rede social de vídeos Youtube da Idearte Visual, núcleo de produção audiovisual de Porto Nacional, considerado um dos 10 maiores do mundo especializados em registro de patrimônio material e imaterial.

“ Para Porto Nacional é um resgate cultural da memória e do passado, onde a cidade já foi referência e que agora recebe definitiva uma sala moderna e com capacidade para exibição de grandes obras. Se formos reportar ao passado, teremos que rememorar três pessoas neste processo, o meu avô Luiz Neiva Moreira, que colocou o primeiro cinema em Porto Nacional, início da década de 40 e que perdurou até 1956, quando vendeu os maquinários para a Dona Santa Aires, que ficou mais de 30 anos fazendo exibição. O primeiro cinema tinha o nome de Cine Tocantins, o Segundo Cine Rios, e por último, chega em Porto Nacional, um empresário, Miltom Marques, que instalou o Cine Santa Mônica, que naquela momento chegou a ter  dois cinemas.

O que está acontecendo hoje é um resgate, através do Cine Clube Rios, com uma sala que hoje é considerada a melhor sala de cinema do estado do Tocantins, o que nos coloca de volta como percussores do cinema e produção no Tocantins. “ Pontuou, João Luiz.

Cine Clube Rios

placar

Com um grande  incentivo à cultura e as produções regionais, nacionais e internacionais, O Prefeito Joaquim Maia, o Secretário da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia e o Deputado Federal Vicentinho Junior, autor de emenda parlamentar que possibilitou a viabilidade definitiva do Cine Clube Rios, entregaram a comunidade o Cine Clube Rios, no Centro de Convenções Comandante Vicentão, Orla de Porto Nacional.

inahu

Texto: Willian da Luz/Secretaria da Comunicação