Estrutura da 38ª Semana da Cultura está sendo finalizada; serão lançadas mais de 70 obras literárias

WhatsApp Image 2019 06 18 at 10.45.03

Em uma área com aproximadamente 10 mil m², nominada de Espaço Cultural Beira Rio está sendo finalizada a mega estrutura da 38ª Semana da Cultura e a 2ª Feira Literária Portuense (FLIP) que iniciam nesta quarta-feira, 19 e terminam no domingo, 23. Toneladas de ferros foram utilizadas para construir um túnel de 1500 m², 32 estandes, um auditório com capacidade para 200 pessoas, 20 barracas de alimentação e os Espaços das Artes, da Sustentabilidade, da Vida, da Educação e Félix Camoa. Vários banheiros químicos foram instalados no local. A Semana de eventos acontecerá de 8h da manhã à meia noite.

WhatsApp Image 2019 06 18 at 10.45.08

A segurança será feita pela Guarda Municipal e Polícia Militar (5º BPM de Porto Nacional). O Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU também estarão à disposição. A Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo estima que 10 mil pessoas movimentem o circuito cultural, por dia, durante os cinco dias de evento.

WhatsApp Image 2019 06 15 at 16.36.46 1

O Centro de Convenções Vicente de Paula, que fica ao lado circuito, também terá atrações desenvolvidas pelas universidades e Secretaria Municipal da Educação. Mas o que marcará o uso desse espaço será a inauguração do Cine Clube Rios, cinema portuense desativado há mais de 30 anos e que funcionava em outro local. O único da cidade.

WhatsApp Image 2019 06 18 at 11.16.39

A vasta programação já envolveu mais de 1000 pessoas direta e indiretamente, o que tem fomentado a economia do município. Os hotéis, bares e restaurantes da cidade já estão em ritmo de Semana da Cultura, lotados.

WhatsApp Image 2019 06 15 at 09.13.09

Um dos palcos da Semana leva o nome de Doca do Acordeon, o senhor Raimundo Lopes Gonçalves, em homenagem a um dos mais antigos sanfoneiros da cidade. Quinze shows serão apresentados nesse palco.

Nesta quinta feira, 20, o prefeito Joaquim Maia vai entregar a revitalização do Memorial Heróis do Tocantins, na orla da cidade.

Semana da Cultura

“Do Pontal ao Nacional – 281anos escrevendo história” é este o tema da 38ª Semana da Cultura de Porto Nacional. A Semana reunirá 150 escritores de vários estados para o lançamento de 71 obras literárias. A FLIP será consolidada como a maior feira literária do Centro-Norte do Brasil.

A Semana e a FLIP oferecerão ao público, campanhas institucionais de trânsito, prêmio sustentável, café regional, caminhada cultural, revitalização do espaço Beira Rio, 33 manifestações artísticas e culturais, 10 comendas de reconhecimento a personalidades portuenses, 15 shows, 08 exposições, 05 sarais, 13 palestras, 71 livros, 06 filmes, 02 oficinas, 03 quadrilhas e 01 roteiro geoturístico.

As Academias de Letras do Estado do Tocantins também estarão presentes no grande evento.

Texto: Jornalista Umbelina Costa com a colaboração de Luciana Macedo

Fotos: Dornil Sobrinho e Samuel Silva