Prefeito Joaquim Maia inaugura Centro de Artes José Iramar da Silva

56328602 2130423563659915 4896957673213263872 n

Desde a manhã desta segunda-feira (31), oficialmente, a população portuense conta com cursos populares de balé clássico, dança contemporânea, jazz, dance, condicionamento físico para bailarinos, treinamento funcional para idosos, violão, dentre outros.

Isso porque a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo inaugurou durante uma solenidade comemorativa o Centro de Artes “José Iramar da Silva” (in memoriam) – nomeado para homenagear um entusiasta e incentivador da arte e cultura no Município.

O Centro está localizado na Avenida Rubens Pereira de Andrade, Setor Jardim Brasília.

A capital da cultura

O prefeito Joaquim Maia fez questão de ressaltar que a estrutura será uma importante ferramenta da cidade para o avanço da cultura portuense, e que o local servirá para aprendizado das artes e revelará talentos que antes poderiam passar despercebidos.

“Nós consideramos Porto Nacional como a “capital da cultura”, mas a capital da cultura só vai ser realizada se nosso povo conseguir expressar isso. Nosso empenho e nossa luta é que tenhamos condições de fazer com que a partir das ações de políticas públicas, consigamos reforçar aquilo que Porto Nacional tem de melhor”, frisou Joaquim Maia.

Para o secretário Arnaldo Bahia, o resultado é o ponto culminante de discussões iniciadas no começo da gestão com o prefeito Joaquim Maia e o trabalho dedicado existente na equipe da Secult.  “Quando nós iniciamos 2017, o nosso prefeito Joaquim Maia pediu para que nós tivéssemos esse cuidado de estar buscando na história de Porto Nacional, a valorização das pessoas que contribuíram com a memória da cidade”, informou.

Certificado aprovado em Lei

O prefeito sancionou a lei 2.429 de 29 de Março de 2019, que dispõe sobre a criação de Certificado de José Iramar da Silva, que determina a certificação de cursos, de formação e oficinas realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.

Na ocasião o secretário agradeceu ainda o empenho dos coordenadores da Cultura e do Turismo, Fábio Barbosa e André Aguiar, bem como de toda equipe que compõe a estrutura da pasta.

Em sua fala, o vice-prefeito Ronivon Maciel parabenizou a iniciativa em prol do Centro de Artes para a cultura da cidade. “Nós temos a grata satisfação e experiências de conviver com José Iramar, quero completar a Luciana e aos seus filhos, da gratidão a vocês. Nós sabemos do legado que ele deixa pra nossa Porto Nacional”, destacou o vice.

56492521 2130423456993259 5253902543938912256 n

José Iramar

José Iramar da Silva era músico, diretor teatral e videasta, foi um grande ativisita cultural, responsável pela retomada do movimento teatral em Porto Nacional, nos anos 80, quando passou a integrar a equipe da COMSAÚDE – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação de Porto, dedicando-se à organização dos movimentos culturais e sociais ligados as comunidades atendidas pela entidade.

José Iramar integrou o Grupo de Teatro Renascimento, um dos mais importantes grupos teatrais do Norte Goiano, na década de 80; foi incentivador e fundador do Grupo Chama Viva – Cia de Teatro de Tocantins (1985); fundador e coordenador estadual do GRUCONTO- Grupo de Consciência Negra do Tocantins (1995) e o principal articulador e idealizador da Via Sacra – primeira encenação de rua a céu aberto, realizada no Tocantins, para contar a saga de Jesus. O espetáculo se tornou tradição foi encenado há quase três décadas nas ruas portuenses, durante a Semana Santa.

José Iramar da Silva foi um verdadeiro educador social, que se apoiava na arte e na cultura, para incentivar e formar jovens de comunidades carentes. Se dedicava à documentação da parte histórica de Porto Nacional, com um viés social e à documentação dos ritos dos terreiros das matrizes Africanas (umbanda, candomblé e outras vertentes).

Com as habilidades de fotógrafo, cinegrafista e arquivista criterioso, registrou os mais importantes momentos históricos vividos pela sociedade portuense e tocantinense, deixando como legado, um dos maiores arquivo histórico e cultural desse Estado.

José Iramar faleceu em 11 de março de 2012. Era casado com Luciana Pereira, e teve quatro filhos e também um legado imensurável ao Movimento Negro, conquistado ao longo dos seus 52 anos de vida. 

O reconhecimento da família e dos amigos

Emocionada, a esposa do ativista cultural José Iramar, Luciana Pereira da Silva, agradeceu a Prefeitura pela homenagem, e ressaltou a importância do espaço para a difusão da arte e a valorização artística.

“Iramar tinha um carinho muito grande pelos companheiros de luta. Estou emocionada com esse centro de artes, que com certeza é uma grande contribuição para o município de Porto Nacional, porque a arte transforma a vida das pessoas, empodera as pessoas. Onde tem a arte tem recuperação de pessoas e tem empoderamento. E dessa forma quero deixar aqui o nosso muito obrigado. O espírito de gratidão conosco”, refletiu. 

Já o amigo do homenageado, o médico portuense Eduardo Manzano, representando a Comsaúde, falou que um espaço como esse, para incentivo da cultura e prática de atividades será fundamental para o desenvolvimento humano em toda a cidade.

“O Iramar, ele tinha uma qualidade que é muito rara, ele não usava o seu dom e a sua arte para promoção pessoal. Ele usava a arte para fortalecer a comunidade. Na Comsaúde, ele cantava nas reuniões em que todo mundo podia cantar junto. Quer dizer que, ele não queria aparecer na hora de estar ajudando. Então isso era um marco, porque a gente ver muita vaidade. E ele tinha esse dom de fazer com que a sua atividade fosse para o serviço da comunidade, e isso é uma coisa muito louvável, e que eu fico emocionado de lembrar-se dele”, destacou Manzano.

O Centro de Artes receberá o apoio incondicional da Associação dos Artesãos de Porto Nacional, representada pelo artista e artesão Tauru Neves que vai contribuir muito nessa formação. “Pra mim é um prazer muito grande de estar aqui, fico feliz de esse espaço levar o nome do Iramar, um companheiro que tive o privilégio de ser parceiro com ele em alguns trabalhos, e como a esposa dele falou, onde tem arte, tem vida. Onde há vida, há esperança. Muito feliz em saber que a arte está avançando em Porto Nacional”, enfatizou Tauru.

56492521 2130423456993259 5253902543938912256 n

Solenidade

Além do vice-prefeito Ronivon Maciel, do secretário da Secult, Arnaldo Bahia, da articuladora municipal do Selo Unicef, primeira-dama Aline Maia, da superintendente da Educação, Deusina Ribeiro, representando a Secretaria Municipal da Educação, do vereador Salmon Pugas, dos médicos portuenses, Dr. Eduardo Manzano, Dra Heloísa Lotufo, do artesão e presidente da Associação dos Artesãos de Porto Nacional, Tauru Neves, bem como dos servidores, secretários e autoridades do Município. A solenidade de inauguração reuniu também familiares e amigos do homenageado.

Após a cerimônia de abertura, o público presente assistiu as apresentações de solo de Dança Contemporânea com a bailarina Victoria Evanny, teve recital do poema “Ruína” de autoria de Arnaldo Bahia, feito pela pedagoga Alice Justiniano Luz, além da Folia do Divino Espírito Santo com Roda de Catira. A cerimônia contou também com a participação do artista Everton dos Andes e do músico Marlon que irá ministrr as aulas de violão.

No local havia ainda uma linda exposição de telas de paisagens do campo do interior de Minas Gerais, pelo artista mineiro Gê Teixeira que chegou recentemente em Porto Nacional.

Cronograma dos Cursos

 AULAS DE DANÇA

Balé Matutino

Dias e horários:

Terças e Quintas (08h30min às 09h30min/ 09h30min às 10h30min )

Faixa etária: 05 a 11 anos de idade

Balé Vespertino

Dias Terças e Quintas

Horários: 15h00 às 16h/ 16h às 17h/ 17h às 18h

Faixa etária: 05 a 12 anos

AULAS DE VIOLÃO

Turmas Infantil e Juvenil/ Matutino

Dias e horários

Segundas e Quartas (8h às 9h/ 9h às 10h)

Faixa etária: 06 a 11 anos

Turmas Infantil e Juvenil/ Vespertino

Dias e horários

Segundas e Quartas (14h às 15h/ 15h às 16h)

Faixa etária: 06 a 11 anos.

Endereço do Centro de Artes: Avenida Rubens Pereira de Andrade – Setor Jardim Brasília (Escola Raimundo Gabriel)

 

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)