Porto Nacional sedia cerimônia de formatura do Projeto Força Mulher idealizado pelo Sebrae - TO

135 mulheres de 11 municípios foram certificadas nas áreas de gastronomia, beleza e serviços no setor da construção civil

WhatsApp Image 2022 07 29 at 10.22.57                                                                                                                                      Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Porto Nacional sediou na tarde da última quinta-feira, 28, a cerimônia de formatura do Projeto Força Mulher, idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Tocantins – SEBRAE e apoiado pela prefeitura municipal por meio do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. A cerimônia que ocorreu no Centro de Convenções Vicente de Paula – Comandante Vicentão, entregou 135 certificados para as formandas de 11 cidades tocantinenses que realizaram o curso profissionalizante que visa auxiliar, capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social a ter a sua tão sonhada independência financeira. Além da entrega de certificados, as diplomadas também irão receber kits para que elas comecem a empreender e ganhar dinheiro em sua nova profissão.

Em Porto Nacional, 38 mulheres também finalizaram os cursos de unhas em gel, cabeleireira, petiscos, drinks, pinturas e obras ofertados pelo programa do Sebrae Tocantins. O programa tem um investimento de R$ 9 milhões provenientes do Sebrae Nacional, articulados pela Senadora Kátia Abreu, somados aos R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar, que garantiram o custeio das atividades e o kit de materiais e insumos para as alunas das mais de 10 cidades tocantinenses a empreender.

O prefeito de Porto Nacional que também esteve presente no evento falou da importância do programa para as mulheres do Tocantins. Essa formatura deu a oportunidade para muitas mulheres, jovens, adultas, mães e também avós, poder realmente conquistar esses cursos que com certeza vai fazer a diferença na vida delas, elas agora passam a ser mais protagonistas das suas necessidades como uma renda de família e eu tenho certeza de que com a entrega também dos kits, elas vão poder ganhar o seu dinheirinho que não tenho dúvidas de que fará grandes diferenças na vida dessas pessoas, sou muito feliz em poder ser também instrumento, juntamente com a Keila, minha esposa e secretária municipal de Assistência Social”, pontuou.

WhatsApp Image 2022 07 29 at 10.21.47                                                                                                                                        Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Moisés Gomes, superintendente do Sebrae Tocantins, destaca que as formandas, podem utilizar os seus talentos para gerar renda e melhorar a qualidade de vida. “O que o Sebrae oferta é realmente condições para que essas mulheres em situações de vulnerabilidade comecem a trabalhar e ter uma renda extra, sabemos que programa de crédito não é a solução visto que muitas não tem renda e o banco não disponibiliza crédito para essas pessoas, então resolvemos criar um programa onde além das capacitações, nós ofertamos os kits para que elas comecem, o resultado foi esplêndido e fantástico. Agora, elas estão devidamente preparadas para entrar em um mercado de trabalho competitivo e galgar seus espaços, podendo empreender até mesmo em suas próprias casas, perto de suas famílias”, afirmou.
Janaina Rodrigues, surpreendeu a todos ao falar sobre a importância do programa para sua vida. “Quando decidi realizar esse curso, tinha acabado de fazer uma cirurgia de um câncer e estava precisando mudar a minha vida e a da minha família, fiz o curso e agora já tenho data para montar o meu salão, fui dependente de álcool e hoje minha vida está se transformando para melhor graças a esse projeto, só tenho a agradecer ao prefeito Ronivon Maciel e ao Sebrae” disse.
Além da prefeitura de Porto Nacional, o Força Mulher tem como parceiros as prefeituras municipais, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e conta com o apoio do Sistema Fieto/Senai, Sistema Fecomércio/Senac e o Sistema Faet/Senar.

Por: Mychelle Tauane