PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE PRODUÇÃO DE PORTO NACIONAL VISITA PARQUE AQUÍCOLA EM BREJINHO DE NAZARÉ

Na ocasião foram repassadas orientações técnicas, que serão essenciais para a implantação dos viveiros em Porto Nacional.

Aquícola 01

Na manhã desta segunda-feira, 05, o Secretário de Produção Municipal, Alcides Serpa, juntamente com sua equipe, fizeram uma visita técnica ao Parque Aquícola Brejinho II, que fica localizado no município de Brejinho de Nazaré. O objetivo da visita foi alinhar ideias para implantação do projeto de criação de peixes em tanques rede no município de Porto Nacional.

Uma rede de apoio entre o Município e o Estado foi formada, para garantir que o plano proposto possa ser desenvolvido. A implantação deste projeto vai gerar renda, trabalho, e consequentemente trará mais qualidade de vida para os produtores rurais e pescadores.

Aquícola 02

Membros da Associação de Aquicultura De Brejinho de Nazaré, compartilharam as experiências adquiridas com a criação de tilápias em tanques rede. Esclareceram dúvidas da equipe do Secretário de Produção, Alcides Serpa, no tocante ao manuseio, comercialização, e a importância de saber gerir os rendimentos.

Luciano Domingos, Técnico do Ruraltins, órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Estado, e Jacinto Neto, Presidente da Associação de Aquicultura de Brejinho, se colocaram à disposição da Secretaria de Produção Municipal para auxiliar no que for necessário durante o processo de implantação do projeto de piscicultura em Porto Nacional.

Aquícola 03

Estiveram presentes na visita, Alcides serpa, Secretário de Produção Municipal de Porto Nacional, Geovane dos Santos, Secretário Executivo da Secretaria de Produção, Candice Colombo, Médica Veterinária da Secretaria de Produção, Fernanda Soares, Engenheira Ambiental da Secretaria de Produção, Valdemir Alves, Presidente da Colônia de Pescadores de Porto Nacional, Emerson de Souza, Secretário Executivo da Agricultura de Brejinho de Nazaré, Wesley Rodrigues, Vice-Prefeito de Brejinho de Nazaré, Luciano Domingos, Técnico do Ruraltins, Jacinto Neto, Presidente da Associação de Aquicultura de Brejinho de Nazaré.

Aquícola 04

SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE AQUICULTURA BREJINHO ll

Os tanques que hoje estão sendo utilizados pela Associação de Aquicultura, foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Brejinho, por meio de emenda parlamentar. E a Prefeitura fez a concessão de uso para a colônia de pescadores.

A Associação de Aquicultura tem 5 anos de funcionamento e possui 9 associados. O funcionamento do projeto conta com importantes parcerias, incluindo, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Brejinho de Nazaré, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), MAPA, Superintendência Desenvolvimento Amazônia (SUDAM), AQUABEL, PRESENGE, MDS ANIMAL, AQUASEM.

POR NADYA MAYARA/ SECOM

FOTOS: DORNIL SOBRINHO