Comemoração ao Dia Mundial da Água – 2021

Em meio a um caos de uma pandemia, devido a mudanças de hábitos ocasionados pela COVID-19, a Prefeitura Municipal de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem procurando novas estratégias para ser trabalhado ações de Educação Ambiental junto a sociedade portuense.

Com a impossibilidade de contato pessoal para fazer as trocas de informações, nem mesmo a atuação nas escolas de forma presencial, local em que havia uma sensibilização em massa sobre a responsabilidade de cada um de cuidar do meio ambiente, as ações de educação ambiental no município de Porto Nacional se viram limitadas para serem realizadas de forma tradicional.

Sendo assim, a pedido do Prefeito Ronivon Maciel através da secretaria Municipal de Meio Ambiente percebeu que era preciso reinventar e inovar com novas formas de estimular a população a desenvolver uma consciência ambiental, e mais importante do que isso, estimular os portuenses a se sentir parte desse meio e total responsável pelas suas ações.

Todos os anos, no dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Nesta data as ações de sensibilização são realizadas com a população visando a mudança de hábitos e a proteção da Água.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para ser distribuídos junto aos alunos da rede municipal jogos educativos personalizados com o tema Dia Mundial da Água. Para os alunos entre 4 e 5 anos foi elaborado um quebra-cabeça que aborda a importância de manter os mananciais de Porto Nacional preservado e para os alunos de 6 e 7 anos foi elaborado um jogo da memória que visa estimular a realizações de ações que venham preservar a água para as futuras gerações. Contabilizando um total de 2.920 jogos distribuídos entre os alunos da rede municipal.

ambiente

Quebra-cabeça

meio

Jogo da memória

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fabrício Machado “Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso, ocorrendo verdadeiros conflitos por água. A água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos que passaram a ser um direito garantido por lei. Entretanto, ainda falta muito para que todas as pessoas tenham esse direito realmente garantido. Portanto, nada mais justo neste dia tão especial, a Secretaria Municipal de Meio ambiente fortalecer e enaltecer nossa luta pelo acesso a água de qualidade e de forma universal para toda a comunidade Portuense, mas, pra isso acontecer é necessário o empenho de todos na preservação e conservação desse bem que é tão importante para a manutenção não só da vida humana, mas de todo o planeta”.

Para o Superintendente Municipal de Educação e Avaliação, o Senhor Valdeir Mezencio de Avelar Júnior, “essa parceria entre as secretarias do governo tem contribuído para o benefício de nossas crianças e estudantes. Uma educação sustentável, nos traz a esperança de um futuro melhor. Essas atividades lúdicas entregues para as famílias, contribui muito para um melhor desenvolvimento da aprendizagem”.

Secretaria da Comunicação (Secom)