ABERTURA DA COLHEITA DE GRÃOS É REALIZADA EM PORTO NACIONAL

Nesta segunda-feira, 8, aconteceu oficialmente a abertura da colheita de grãos da safra 2020/2021.O evento foi realizado na Fazenda Nossa Senhora do Carmo e contou com a presença de representantes de entidades do agronegócio, do governador Mauro Carlesse, do prefeito de Porto Nacional Ronivon Maciel e outros representantes do cenário político.

O prefeito Ronivon Maciel falou da importância desse dia para a cidade. “Hoje, em Porto Nacional, é um dia muito importante que é o lançamento da safra 2020/2021. Porto Nacional hoje se torna essa referência na plantação de grãos, para nós é motivo de continuar trabalhando para melhorar a infraestrutura para os nossos produtores, e junto com eles, fazer com que o município cresça ainda mais e gerar oportunidades para a população de Porto Nacional”.

Já o governador Mauro Carlesse afirmou que o seu governo está pronto para ajudar os produtores, principalmente por meio da infraestrutura, dando acesso por meio das estradas e melhorando-as.

Representando a ministra da Agricultura Teresa Cristina no evento, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Hallum, falou sobre a demanda de alimentos no mundo. “A saída é o aumento da produção e o Tocantins pode se destacar nesse aspecto”, explicou.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Antonio Andrade, agradeceu aos presentes e falou sobre os projetos que o atual governo está realizando, como a melhoria da estradas e a implantação do curso de medicina no Câmpus de Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins.

O evento também contou a participação do vice-governador Wanderlei Barbosa, do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), Napoleão Sobrinho; do presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade; do superintendente federal da Agricultura no Tocantins, Rodrigo Guerra; além de deputados estaduais, prefeitos, secretários de Estado e representantes do Banco da Amazônia, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Previsão

O Governo do Estado estima que haverá aumento significativo da produção, principalmente em virtude da ampliação da área plantada e das tecnologias adotadas no Tocantins, que proporcionam mais segurança e produtividade para a atividade agropecuária. De acordo com o titular da Seagro, Jaime Café, a expectativa é que a colheita seja na ordem de 6 milhões de toneladas de grãos, sendo que 3,6 milhões são de soja.

Por Anne Karianny Moreira/Ascom

Fotos: Dornil Sobrinho, Antônio Cruz