Projeto Produzir Mais: secretaria da Produção enriquece alimentação de famílias portuenses com verduras e hortaliças

54c05ee6 623d 4b5a 8c67 575cb01d73cd

Horta comunitária beneficia famílias de cinco bairros portuenses

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Produção, entregou à comunidade do setor Nacional e  dos bairros vizinhos, alimentos produzidos na horta comunitária que integra o  Projeto Produzir Mais. A horta está instalada no setor Nacional e beneficia também os setores Vila Operária, Brigadeiro Eduardo Gomes, Padre Luso e Parque Eldorado. Mais de 150 famílias são alimentadas diretamente através do Projeto. Dentre as verduras e hortaliças orgânicas estão o jiló, quiabo, rúcula, coentro, pimenta, cebolinha, pepino, abóbora e maxixe. A entrega aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, e foi acompanhada por técnicos da Secretaria.

Gerido pela Secretaria da Produção, sob supervisão do secretário Hélio Paranhos, o Projeto Produzir Mais foi criado em junho de 2019, e vem avançando e cada vez mais atendendo as comunidades com alimentação saudável e gratuita.

De acordo com o coordenador de Assistência Rural e Assentamentos, Vanderli Caetano, o Projeto vem ganhando projeção e beneficiando mais pessoas. “ O Projeto tem alcançado o seu objetivo, que é devolver para a comunidade uma alimentação saudável de forma gratuita. A comunidade vem para a horta comunitária por iniciativa própria, todas as terças-feiras, para receber as hortaliças e verduras, e também auxiliar na produção. A cada dia, mais pessoas vem aderindo e se cadastrando na Secretaria, para terem esses alimentos, um incremento importante na mesa", disse.

O secretário da Produção, Hélio Paranhos, pontuou o crescimento do Projeto e a preocupação da gestão municipal em sempre encontrar os melhores caminhos de apoio à comunidade, oferecendo melhores condições alimentícias.

“Ampliamos o Produzir Mais e percebemos, diariamente, um crescimento significativo. A ajuda da comunidade tem sido fundamental para isso. A horta comunitária nos traz um alívio, só de saber que é um sustento a mais para quem participa. A comunidade trabalha junto com a equipe da horta. Há comprometimento. São mais de 150 pessoas cadastradas e que são atendidas todas as terças-feiras. Temos certeza que esse número aumentará ainda mais, com a adesão de mais pessoas", destacou satisfeito Hélio Paranhos.

8ad8f6c4 1b98 4f78 b0b8 c36011e61981

Famílias comprometidas com a horta comunitária

A moradora do setor Parque Eldorado, Adélia Parlandrino, citou a importância da horta em favor da comunidade. “Eu acho muito bom, porque nós precisamos e nem sempre podemos comprar, e aqui é entregue de graça".

Em tom de gratidão, a moradora da região e auxiliar de serviços gerais, Maria Helena, explicou que coopera com o trabalho desde o início da implantação da horta na região. “Eu ajudo limpar, plantar e fazer as entregas para a comunidade. É preciso que todos colaborem neste projeto, para que tenhamos mais produção e que mais pessoas possam ser atendidas. Eu só tenho a agradecer o apoio da prefeitura".

3bdebdb2 3384 4279 b58f 4111d6b205ca

Moradora da região Maria Helena coopera com o trabalho desde o início da implantação da horta

Sobre o Projeto

Os produtos cultivados no local são fornecidos para os moradores da região e para as escolas do Município. A iniciativa visa oferecer uma alimentação de qualidade que atenda a comunidade e levá-la a pensar no empreendedorismo. As hortaliças e verduras, futuramente, terão selo de qualidade.

10b4ebdc 8b73 41c4 aedf 00b5aaf7f3ec

Secretário Municipal da Produção, Hélio Paranhos acompanhando os trabalhos