Horta Comunitária: Projeto Produzir Mais atende 100 famílias com alimentação de qualidade

WhatsApp Image 2020 04 27 at 09.26.06 Projeto Produzir Mais ajuda 350 famílias de Porto Nacional

Cerca de 100 famílias portuenses são beneficiadas com o ‘Projeto Produzir Mais’ – horta comunitária, da Secretaria Municipal da Produção. As hortaliças acrescentam qualidade na alimentação de 350 pessoas de baixa renda, além de contribuir para a prevenção de doenças e, ainda, proporcionar um aumento significante na renda familiar, já que todos estão envolvidos, efetivamente, com as atividades – as comunidades são levadas a pensar no empreendedorismo. O Projeto nasceu em junho do ano passado e segue progredindo com todos os cuidados técnicos da Secretaria.

A horta, quase que em sua totalidade, é orgânica e tem selo de qualidade. Toda a produção é acompanhada por uma profissional Engenheira de Alimentos, a Bruna Mello Silva.

WhatsApp Image 2020 04 27 at 09.26.02

A horta beneficia famílias de cinco setores da cidade

O Projeto Produzir Mais está instalado no setor Nacional, região Leste da cidade, e atende mais quatro bairros - Vila Operária, Brigadeiro Eduardo Gomes, Padre Luso e Parque Eldorado. Os alimentos são entregues às famílias toda terça-feira. Dentre as verduras estão o jiló, quiabo, rúcula, coentro, pimenta, cebolinha, pepino, abóbora e maxixe.

WhatsApp Image 2020 04 27 at 09.26.05 1

O secretário municipal da Produção, Hélio Paranhos, já estuda a ampliação do projeto para o Distrito de Luzimangues. "Acompanhamos, diariamente, o progresso e as benécies desse projeto em Porto Nacional. Muitas famílias estão sendo ajudadas em várias aspectos, desde a alimentação ao empreendedorismo. Então porque não proporcionarmos isso aos moradores de Luzimangues? Estamos nos reunindo tecnicamente, pra ver a viabilidade", disse o Secretário.

WhatsApp Image 2020 04 27 at 10.39.31 1

A alface está entre os produtos cultivados

A Prefeitura Municipal cumpre, firmemente, os compromissos de investimento e apoio ao Projeto, no desenvolvimento das culturas, o que inclui ainda, mandioca, alface e cheiro verde.

WhatsApp Image 2020 04 27 at 10.59.18

Horta orgânica

O que há de mais importante no Projeto é a participação da comunidade dentro da área trabalhada, que era abandonada e o Município, por meio da Secretaria de Produção, buscou uma forma de transformar a realidade do local.

WhatsApp Image 2019 06 11 at 09.18.22

Quiabo e jiló prontos para o consumo

O Projeto Produzir Mais é conduzido com excelência pelo Técnico em Agropecuária, Luiz Neiva (Lulica) e supervisionado por Augusto Galvão, também servidor da Secretaria Municipal da Produção.

Texto: Umbelina Costa

Fotos: Dornil Sobrinho e Secretaria Municipal da Produção