Encerramento da 11ª Semana do Bebê em Porto Nacional foi marcado por emoção, apresentações e reflexões sobre a primeira infância

Inúmeras ações foram realizadas para mobilizar instituições de forma a tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade

encerramento semana do bebê 10061
                                                                                                                             Fotos: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

Por meio de um trabalho intersetorial, realizado pelas secretarias municipais de Assistência Social e Habitação, Saúde, Educação e Juventude, a prefeitura de Porto Nacional promoveu entre os dias 05 e 10 de junho, a 11ª Semana do Bebê. Ao longo desse período foram desenvolvidas inúmeras ações, de acordo com o tema escolhido neste ano - Família, sociedade e poder público, cuidando da primeira infância'' – que mobilizou diversas instituições para tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

O evento de encerramento, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 10, contou com a presença de alunos da rede municipal de ensino e do Instituto Federal do Tocantins - IFTO, e teve apresentações artísticas e musicais, momento devocional, premiações de concursos voltados para a Semana do Bebê, como: melhores desenhos e redações produzidas por crianças de unidades escolares do município e o Talento Kids, que explorou potencialidades de música e da dança.

encerramento semana do bebê 10062                                                                                                                                 Fotos: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

O prefeito Ronivon Maciel prestigiou o evento e se comprometeu em intensificar os serviços voltados a este público. “Esse momento especial que estamos vivenciando é de reafirmação da gestão municipal e todos os setores de trabalhar em prol do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a primeira infância, as crianças são o futuro da nação e nosso dever é proporcionar a elas condições para que tenham um pleno desenvolvimento”, pontuou.

A articuladora do Selo Unicef e secretária de assistência social e habitação, Keila Viana, destacou que “a Semana do Bebê é uma das principais estratégias da UNICEF para assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade e tem como objetivo resguardar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças nos seus primeiros anos de vida. Nesse sentido, a união da família, da sociedade e do poder público são fundamentais para que consigamos garantir os direitos das nossas crianças”, frisou.

A secretária municipal de saúde, Lorena Martins, ressaltou a relevância das diversas ações realizadas ao longo da semana, cujo foco foram os cuidados na primeira infância. “A sensação hoje é de missão cumprida, conseguimos atender e levar orientações para centenas de pessoas aqui na sede do município e nos Distritos”, ressaltou.

Já a secretária municipal de educação, Helane Dias destacou que “as ações desenvolvidas cooperam para a melhoria da educação, saúde, convívio familiar e segurança das crianças. Esse trabalho promovido de forma integrada é essencial para o êxito dessas ações”, argumentou.

encerramento semana do bebê 10063                                                                                                                                  Fotos: Rubens Alves/Secom Porto Nacional

Presenças

Prefeito Ronivon Maciel; secretária de assistência social e habitação Keila Viana, que é articuladora do Selo Unicef; secretária de saúde Lorena Martins; secretária de educação Helane Dias; diretor de políticas para juventude Pedro Henrique; superintendente de saúde Domingas Thayse; superintendente de assistência social e habitação Karita Noleto.

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação