Centro de Desenvolvimento de Voleibol do Tocantins será construído no Distrito de Luzimangues

A edificação será erguida em área  de 20.000m² doada pela prefeitura municipal de Porto Nacional

IMG 20211022 WA0142                                                                                                  Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O prefeito Ronivon Maciel, juntamente com o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues, assinou nesta sexta-feira, 22, o Termo de Intenção para doação de área do município, onde  será construído o Centro de Desenvolvimento de Voleibol do Tocantins. A área doada à Federação Tocantinense de Voleibol corresponde a 20.000m² e está localizada na Orla Oeste do Distrito de Luzimangues.

Conforme o presidente da Federação Tocantinense de Voleibol, Ricardo Abalém, o objetivo da construção do Centro de Desenvolvimento de Voleibol é potencializar o esporte no estado, oferecendo a estrutura necessária para a formação e treinamento dos atletas e das equipes tocantinenses de alto rendimento.

O Centro de Treinamento também será utilizado para a implantação de projetos sociais esportivos para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, do Distrito de Luzimangues.

Depoimentos

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Radamés Lattari, falou do sentimento de gratidão pela iniciativa da prefeitura municipal em doar o espaço onde será construído o Centro de Treinamento. “Além de formar um cidadão que tenha a oportunidade de ser um futuro campeão, um vencedor. Todos nós sabemos que hoje, um dos raros momentos  em que a gente tem orgulho de dizer sou brasileiro, é quando vemos alguém defendendo o nosso país no esporte, então eu fico muito feliz, agradecido de ver que o prefeito Ronivon Maciel  está abrindo esse espaço para o voleibol do Tocantins, a Confederação Brasileira de Voleibol não medirá esforços para contribuir com o desenvolvimento da modalidade aqui no Estado”, declarou.

IMG 20211022 WA0129                                                                                                Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O gestor municipal destacou o quanto essa ação irá beneficiar os atletas da modalidade no Estado. “Eu tenho certeza que esse Centro de Desenvolvimento de Voleibol, que será erguido aqui em Luzimangues, será referência nacionalmente. Colocaremos nossas equipes tocantinenses em posição de destaque nas mais diversas competições, esperamos que com uma estrutura de ponta e as condições adequadas de treinamento, os atletas irão potencializar suas habilidades.  As outras federações também irão usufruir desse centro de treinamento, pela localização estratégica de que dispomos. Esse é o pontapé inicial de um trabalho grandioso e muito importante que temos pela frente”, pontuou.

Em sua fala o secretário municipal de esportes e lazer, Capitão Diógenes Gonçalves, destacou o quanto a conquista é relevante para o Estado do Tocantins e toda a região norte do país. “Esse será o segundo Centro de Desenvolvimento de Voleibol do Brasil, depois do maior Centro de Treinamento de Voleibol que é o de Saquarema. Mostra a importância e a valorização que Porto Nacional está dando ao Voleibol. No centro de treinamento será promovida a ampla inclusão, através das escolinhas, do projeto viva vôlei, e todas as seleções tocantinenses de vôlei. Certamente por ser o segundo maior centro do Brasil e o único da região norte, será palco de grandes eventos de todas as categorias. É uma conquista muito grande não só para Porto Nacional, mas para todo o estado”, enfatizou.

IMG 20211022 WA0127                                                                                                Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O vereador Pim Júnior, que é morador do Distrito de Luzimangues, comemorou e disse estar emocionado com a escolha do Distrito para receber o que será um dos melhores e mais modernos centros de treinamento do país. “Eu sou um entusiasta do esporte, defendo essa bandeira desde sempre, acredito no poder de transformação da sociedade por meio das práticas esportivas, logo teremos aqui no nosso Distrito de Luzimangues um centro de treinamento a altura do que nossos atletas merecem”, frisou.

Presenças

Prefeito Ronivon Maciel; vice-prefeito Joaquim do Luzimangues; subprefeito Nick Lauder; secretário de esportes e lazer, Diógenes Gonçalves; presidente da fundação municipal da juventude, Murilo Ferreira; vice-presidente da Federação Brasileira de Voleibol e ex técnico da Seleção Brasileira, Radamés Lattari; presidente da Federação Tocantinense de Voleibol, Ricardo Abalém; presidente da Federação de Voleibol do Acre, João Petrolitano; presidente da Federação de Voleibol do Amapá, Celso Rogério; presidente da Federação de Voleibol de Rondônia, Sérgio Feitosa; superintendente de esportes do Estado do Tocantins, Clay Rios; vereador Pim Júnior; superintendente distrital, Flávio Monteiro; vereador João Justino e diretor distrital da infraestrutura, Jorge Pacheco.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho