Prefeitura de Porto Nacional fomenta esporte na zona rural com o Projeto Esporte na Roça - Troféu Martim da Garapa; Matança recebe 3ª edição

Prefeitura de Porto Nacional fomenta esporte na zona rural com o Projeto Esporte na Roça 3

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e Secretaria da Assistência Social, realizou no sábado, 5, a terceira etapa do projeto Esporte na Roça - Troféu Martim da Garapa (homenagem ao agricultor e feirante morto no dia 29 de abril). Desta vez a Matança, zona rural do Município, recebeu a competição de futebol.

O projeto tem como objetivo fomentar o esporte na zona rural e promover as equipes de futebol de todo o Município, seja onde elas estiverem. A primeira edição aconteceu no Assentamento Santo Antônio e a segunda no Flor da Serra. Os campeões e vice de cada etapa estarão classificados para o 1º Campeonato da Roça que acontecerá em novembro. A competição também observará os atletas de 19 anos para fazer testes no Interporto.

Matança

A competição na região da Matança reuniu jovens de várias idades. Participaram oito equipes. O time campeão foi o grupo Wink. O vice ficou com o Assentamento Santo Antônio.

Na oportunidade o prefeito Joaquim Maia enfatizou a importância do esporte como ferramenta de socialização, pois através dele forma-se cidadãos e novos talentos são revelados. "A gestão tem tido uma atenção especial com o esporte na cidade, e claro na zona rural. O intuito do projeto Futebol na Roça é envolver a juventude da zona rural do nosso município, e que consigamos inclusive a oportunidade de revelar novos talentos", ressaltou o prefeito, que destacou também a homenagem ao saudoso amigo e feirante Martim da Garapa.

O secretário do esporte, Edioney Nunes frisou o compromisso da gestão com a zona rural. "O objetivo principal desse projeto é atender a comunidade da zona rural. Nosso propósito é estender a todas as regiões. Queremos agradecer também a Secretária de Assistência Social, Verônica Fontoura, que se faz presente em todas as edições e ressaltar o apoio que sua pasta nos dá", comentou o secretário.

Prefeitura de Porto Nacional fomenta esporte na zona rural com o Projeto Esporte na Roça 2

Fomento ao esporte

O coordenador do jogo na Matança, Edilton Cunha, fez questão de agradecer a gestão municipal por todo apoio. "Agradeço a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Esporte. Isso traz oportunidade para nossos atletas da zona rural e possibilita que nosso município tenha uma representação mais forte", resumiu Cunha.

Para o vice- prefeito, Ronivon Maciel, o empenho da gestão municipal no apoio ao evento é reflexo do reconhecimento do esporte como transformação social das comunidades, além de manter viva a tradição esportiva na cidade. "É uma alegria poder estar correspondendo com a expectativa da comunidade portuense, sobretudo, da zona rural, na qual a gente teve a oportunidade de estar ouvindo as pessoas", disse Maciel.

Narração

As partidas foram narradas pelo "Comando do Esporte" com Nilson Martins e Nilson Henrique.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)