Última audiência pública para elaboração do PPA 2022-2025 é realizada na Câmara Municipal de Porto Nacional

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da prefeitura municipal e possibilitou o acompanhamento via internet

ppa 1 quarta reunião                                                                                                Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Prefeitura Municipal de Porto Nacional realizou nesta quinta-feira, 30, a quarta e última audiência pública para tratar da elaboração do Plano Plurianual – PPA e definir orçamento e políticas públicas a serem realizadas no município no quadriênio 2022/2025. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da prefeitura, para que a população pudesse acompanhar pela internet.

A audiência foi aberta ao público, da mesma forma que aconteceu nas três edições anteriores. A primeira foi realizada no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira, a segunda na Escola Jacinto Bispo Arantes, em Luzimangues e a terceira no CMEI Dr. Osvaldo Aires da Silva, no distrito de Nova Pinheirópolis. O principal objetivo da gestão em promover estes encontros com a população, em regiões estratégicas, foi ouvir suas necessidades e anseios para direcionar as ações da administração municipal.

É importante frisar que o cidadão ainda pode participar de forma remota pelo site da prefeitura (https://www.portonacional.to.gov.br/), onde terá acesso a um formulário (http://ppa.porto-acional.to.gov.br/) que, após preenchido, deverá ser enviado com suas sugestões. Além disso, é disponibilizado um QR-CODE na tela do computador, o qual direciona ao formulário online para que o cidadão aponte o que espera de melhorias e possa opinar na construção do PPA participativo.

Durante a audiência na Casa de Leis de Porto Nacional, a secretária municipal de planejamento, Neylysania Carneiro, apresentou os eixos e áreas temáticas para o quadriênio 2022/2025 aos parlamentares e populares presentes. Os eixos discutidos durante o encontro foram nas áreas do desenvolvimento social e humanização; desenvolvimento produtivo; gestão e governança participativa; desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

O prefeito Ronivon Maciel destacou que um dos seus compromissos de campanha foi fazer uma gestão para todos e “ouvir a população em cada canto da cidade, distritos, zona rural, zona urbana, buscar construir políticas públicas que efetivamente transformem a vida das pessoas”, é também sua responsabilidade. “É muito satisfatório ver a participação popular, isso fortalece a construção de um bom governo em prol da população”, afirmou.

João Paulo é cidadão portuense e possui deficiência visual, ele elogiou a realização das audiências públicas e cobrou mais políticas públicas que contemplem pessoas com deficiência. “Essas audiências são de fundamental importância. A população precisa ser ouvida, mais que isso, precisa ter suas demandas levadas a sério. Considero louvável a atitude de ampliar o número de reuniões e diversificar os locais, assim os moradores de comunidades mais carentes e pessoas que, assim como eu, possuem demandas específicas e muito necessárias, têm a oportunidade de se manifestarem”, pontuou.

Todas as medidas de biossegurança foram tomadas para evitar a propagação do coronavírus durante a realização do evento. Além do distanciamento entre os presentes e uso obrigatório de máscara, foi disponibilizado álcool em gel 70% para a devida higienização das mãos.

ppa 2 quarta reunião                                                                                                                                 Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Presenças

A audiência foi aberta ao público e contou com a participação de vereadores e secretários municipais.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho