Comunidade portuense participa da 2ª Audiência Pública para revisão do Plano Diretor do Município

WhatsApp Image 2019 09 04 at 15.44.12 12ª Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Porto Nacional

A noite dessa terça-feira, 03, foi marcada pela 2ª Audiência Pública do Plano Diretor de Porto Nacional. O Encontro objetivou apresentar propostas e melhorias para a população nas áreas urbanas e rurais. Um comitê gestor foi criado para as tratativas, priorizando a participação popular. A audiência aconteceu no Auditório Professor Tadeu Zerbini, no Anexo II da Prefeitura.

WhatsApp Image 2019 09 04 at 15.41.01

“O Plano Diretor direciona o crescimento ordenado da cidade para os próximos 10 anos, porém a questão econômica e o desenvolvimento muda muita coisa, o que traz a necessidade de fazer uma nova revisão no reordenamento do Município, para que volte para o eixo e continue crescendo corretamente,” enfatizou o diretor de Desenvolvimento Urbano, presidente da Comissão Técnica da Revisão do Plano Diretor de Porto Nacional e arquiteto, Paulo Jordão.

WhatsApp Image 2019 09 04 at 15.41.05

Presidente da Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor, Paulo Jordão

Paulo destacou, ainda, que um dos desafios é o envolvimento afetivo da população que é de fundamental importância para que possa, de fato, refletir a vontade da comunidade.

“A população deve participar dessas oficinas, porque são momentos onde é de fundamental importância discutir as necessidades de todos, trazendo novas diretrizes, dentro da nova proposta, o que será para os próximos dez anos, da cidade”, finalizou o Diretor.

Depois das discussões, o documento final será construído pela empresa holandesa Arcadis, referência mundial em Planejamento Urbano.

O prefeito Joaquim Maia, o vice-prefeito Ronivon Maciel, secretários municipais, vereadores e a comunidade local participaram do Encontro.

WhatsApp Image 2019 09 04 at 15.44.12

Comunidade participativa

Meio Ambiente

Para o secretário-executivo municipal do Meio Ambiente, Eduardo Benvindo, uma das preocupações do Município é o ordenamento sustentável do Plano Diretor para os próximos dez anos.

WhatsApp Image 2019 09 04 at 15.41.01 1

WhatsApp Image 2019 09 04 at 15.41.00 2

“Estamos pensando de todas as formas em deixar o microclima de regiões que são mais quentes que outras, equilibrado, além disso, as invasões dentro das áreas de proteção precisam ser regularizadas”, salientou Benvindo.

A Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal do Planejamento e Meio Ambiente viabilizou a multinacional Arcadis para os trabalhos, sem custos aos cofres do Município.

A contratação foi feita pela State Grid, companhia Chinesa que opera o sistema de transmissão Xingu-Rio (que passa em território portuense), por meio de compensação ambiental, devido aos danos ambientais causados no território do Município.

WhatsApp Image 2019 09 04 at 15.41.02 1

Plano Diretor

O Plano Diretor é a Lei que orienta o desenvolvimento da cidade, trazendo melhorias para a vida das pessoas, norteando a atuação do poder público e da iniciativa privada.

Confira a Programação das Oficinas do Plano Diretor:

04/09 – 16 horas - Auditório Tadeu Zerbini (oficinas para os bairros localizados na Região Sul da cidade);

04/09 – 19 horas - Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional;

05/09 – 14 horas - Barracão do Prata (área rural Assentamento São João);

06/09 – 10 horas; Igreja Acácia (Luzimangues);

06/09 – 19 horas - Feira Coberta (Luzimangues).

Texto: Mychelle Tauane

Fotos: Rodrigo Alves