JUVENTUDE EM AÇÃO: Porto Nacional implanta Núcleo de Cidadania para Adolescentes e já reúne cerca de 80 jovens

O evento de lançamento ocorreu na Praça da Juventude e contou com dinâmicas, esclarecimentos e discussões

DSC 6688 Juvas                                                                                                                                                 Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com o foco na busca de adolescentes, em discussões importantes para o seu desenvolvimento, implementação de ações e reivindicações à gestão pública municipal, o selo UNICEF (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas) de Porto Nacional, realizou na tarde desta sexta-feira-25, a implantação do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. Atualmente fazem parte do selo Unicef municipal, a Fundação Municipal da Juventude e as secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social e Habitação. O evento de inauguração contou com aproximadamente 80 jovens e foi realizado na Praça da Juventude, localizada no setor Parque da Liberdade.

O novo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Porto Nacional deve acontecer em diversos pontos do município e contará com a participação de jovens com idade entre 15 e 18 anos de qualquer localidade de Porto Nacional, incluindo os Distritos e a zona rural. Após a implantação, será realizada uma nova reunião, desta vez, no Distrito de Luzimangues para discutir o Plano de Ação do NUCA municipal para os próximos dois anos.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal da Juventude e Mobilizador do Selo Unicef, Murilo Ferreira, o intuito é ir onde os jovens estão. “Decidimos inovar e realizar o início do Núcleo dos Adolescentes em Praça Pública porque é onde os jovens estão, a estrutura de quatro paredes não existe para o Núcleo dos Adolescentes de Porto Nacional, iremos onde os adolescentes do nosso município estão, porque é exatamente esse o nosso objetivo, levantar demandas no meio dos jovens e adolescentes e, com isso, poder mensurar, realizar novas sanções e fazer com que o nosso Núcleo seja aprovado pelo Selo Unicef”, explicou Murilo.

DSC 6714 núcle                                                                                                                                         Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Na ocasião, Pedro Henrique Ribeiro, Diretor Municipal de Políticas de Juventude e Mobilizador do Selo Unicef, afirmou que “a importância do Núcleo é para que os jovens façam parte e tenham a sua cidadania garantida. O programa vai fazer com que esses jovens tenham uma vida ativa dentro das políticas públicas de juventude do nosso município. Juntos, iremos inseri-los dentro da cidadania por meio de visitas ao Palácio do Araguaia e Tribunal Regional Eleitoral, para a realização do título eleitoral, fazendo valer a sua cidadania de jovem”, finalizou.

Para a jovem Alessandra Nunes, de 15 anos, o Núcleo trará mais conhecimento para sua carreira profissional. "Decidi fazer parte deste programa para garantir ainda mais conhecimento, ocupar a mente nas horas vagas e com a expectativa de sair daqui sabendo tecnologia", afirmou.

Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA

É um grupo composto por adolescentes que discutem temas que afetam as suas vidas, em um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes. Tem como objetivo apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas. A ideia é mobilizá-los para promover mudanças, descobrir habilidades, conhecer o lugar onde vivem e propor sugestões para melhorar a vida de crianças e adolescentes.

Apoiados pelo mobilizador de adolescentes de cada município, meninas e meninos são convidados a realizar uma série de desafios. As ações são baseadas na ideia de educação entre pares. Um adolescente dialoga com outro, na sua linguagem, e ajuda a transformar realidades.

Por: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação