Porto Nacional realiza I Fórum Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social e nomeia representantes do Conselho

935f81aa 5ed1 42e6 9855 67df1aea28c9

f8c56b90 945a 4ca6 8128 ed0c1dd1056b

Com o tema “O Desafio na Implementação das Políticas das Pessoas com Deficiência – A Transversalidade como a Radicalidade dos Direitos Humanos”, a Prefeitura de Porto Nacional realizou nessa quinta, 31, o I Fórum Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social. Na ocasião, os membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) tomaram posse e elegeram como presidente, Paulo Célio Galvão Costa, que ficará à frente da Instituição no biênio 2019/2021. O evento aconteceu no Centro de Convenções Comandante Vicentão.

3e2d8615 7622 4fb8 bd26 bf4570b89411

A solenidade contou com a participação da comunidade portuense e de representantes de seguimentos da sociedade organizada, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Regional das Pessoas com Deficiência, representada pelo presidente, Juracy Ferreira Cavalcante, o Juracy da Osego, que também compõe o conselho municipal.

24b4cd96 2b3e 4968 a5cd 3cdc96e79f8b

“Eu quero em primeiro lugar parabenizar todos os idealizadores desse Fórum, uma iniciativa importante para que exista um congraçamento social das pessoas dentro da associação e do conselho. Estamos elegendo, de forma oficial, o presidente do Conselho Municipal. Precisamos ter um grupo mais unido e com conhecimento dos nossos direitos. Temos muitas leis, porém as pessoas não as conhecem. É necessário conhecermos e interpretarmos de forma clara, para que possam ser de fato aplicadas,” pontuou Juraci Cavalcante.

b1fb144c 4241 4055 a4ad 9a9445ee97ab

O evento foi marcado por apresentações culturais dos alunos da Rede Municipal de Ensino das escolas Marieta Pereira de Macedo e Celso Alves Mourão, o Coral de Vozes do Coração da APAE, e apresentação artística dos assistidos do CAPS Dr. Euvaldo Thomaz.

02e7a407 67e1 44b6 956a 601bd4317998

Coral de Vozes do Coração da APAE

O presidente da Casa dos Conselhos de Porto Nacional, Manoel Olímpio Brito, falou da importância do debate dentro do Fórum Municipal.

“Acreditamos que com essas discussões e debates, poderemos levar para a sociedade a importância da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Sabemos que a pessoa com deficiência tem muita falta de oportunidade, e conclamamos os empresários e comerciantes para estarem inserindo essas pessoas, que tem muito potencial, e podem contribuir muito para com a sociedade”, destacou o Presidente.

a0d6efce fbf1 48f0 8287 262cf01ef331

Presidente da Casa dos Conselhos de Porto Nacional, Manoel Olímpio Brito

fba9e563 4168 4462 a2f8 3cb02c8a4b7a

Posse do Conselho

Eleito presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Paulo Célio Costa Galvão, o Paulinho Galvão, falou do valor da realização do I Fórum e da representatividade do conselho eleito.

“Esse momento é muito importante para a consolidação de políticas pública voltadas para as pessoas com deficiência. Seminário trabalha a inclusão social, a acessibilidade, e também efetiva o conselho da pessoa com deficiência do qual tomamos posse. Temos essa missão que é árdua, porém vantajosa, por trabalhar questões tão extraordinárias como a inserção no mercado de trabalho e a quebra de preconceitos. Essas ações devem ser constantes em nossa sociedade,” afirmou Galvão.

6f4c47d7 4e43 4e90 be8a 7c031c2098aa

Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Paulo Célio Costa Galvão

49cfcd87 f46a 4e9f 9bc7 553fd10c89e2

Membros efetivados e respectivos suplentes no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência:

Entidades Governamentais

Secretaria Municipal da Saúde