Porto Nacional discute Segurança Alimentar e Nutricional em Conferência

 

 

WhatsApp Image 2019 09 12 at 13.58.11

Crianças da Escola Municipal Padre Luso apresentaram o Geogral da Alimentação na 4ª Conferência

 

Com o tema "Fome, Pobreza e Segurança Alimentar”, o município de Porto Nacional realizou a 4ª Conferência Popular Democrática de Segurança Alimentar e Nutricional, na última quinta-feira, 12. O evento aconteceu no Auditório da Escola de Gestão Pública Professor Tadeu Zerbini, no anexo II da Prefeitura.

A iniciativa é da Casa Municipal dos Conselhos juntamente com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), com o apoio da gestão do prefeito Joaquim Maia.

 

WhatsApp Image 2019 09 12 at 13.58.32  Casa Municipal dos Conselhos realiza 4ª Conferência Popular Democrática de Segurança Alimentar e Nutricional

 

Produtores rurais, sociedade civil, Secretarias Municipais da Produção, Saúde, Educação, Assistência Social e Planejamento, vereadores e representantes de instituições públicas estaduais debateram o desenvolvimento de políticas públicas para a agenda das ações de Segurança Alimentar e Nutricional, do município portuense.

 

WhatsApp Image 2019 09 12 at 13.58.14

Auditório lotado para discutir as políticas públicas para a agenda das ações de Segurança Alimentar

 

Durante a programação foi realizada uma avaliação da situação do tema em Porto Nacional, além da elaboração de propostas que serão levadas à Conferência Estadual e então, à Conferência Nacional, para que se tornem políticas públicas.

 

70473559 2409246845777584 2339639149088210944 n Avaliação da situação de Segurança Alimentar e Nutricional em Porto Nacional

 

Estiveram presentes, o presidente da Casa Municipal dos Conselhos, Manoel Olympio Mota Brito, os secretários municipais, Jefferson Lopes - Produção, Shyrleide Maia - Educação, Anna Crystina Brito - Saúde, Meio-Ambiente - Sarah Mourão, a nutricionista da Saúde Municipal, Morgana Moreno, além da presidente da Associação de Produtores e Agricultores, Marlene Santos, bem como, os vereadores Salmon Pugas e Emivaldo Pires.

 

WhatsApp Image 2019 09 12 at 13.58.35

Secretários Municipais engajados na Segurança Alimentar e Nutricional do Município

 

WhatsApp Image 2019 09 12 at 13.58.36 1

 Nutricionista da Educação Municipal, Morgana Morena

 

Representando o prefeito Joaquim Maia, a secretária municipal da Assistência Social, Verônica Fontoura destacou a importância da discussão. "A gestão municipal tem feito sua parte, e esse debate proporcionado pela quarta Conferência Municipal de Segurança Alimentar vem fortalecer e aperfeiçoar essas iniciativas," destacou.

 

WhatsApp Image 2019 09 12 at 13.58.22

Secretária Municipal da Assistência Social, Verônica Fontoura

 

O secretário municipal da Produção, Jefferson Lopes, aproveitou a ocasião para destacar os avanços da gestão do prefeito Joaquim Maia na área da Segurança Alimentar.

“Eu quero deixar claro que hoje nós temos um caminhão, exclusivo, para transportar com segurança, os alimentos para as escolas e instituições como a APAE e o CAPS. Temos a central de recebimento do produto que é o centro de comercialização do produtor rural, na antiga rodoviária, onde temos uma assistência social que vai fazer todo o controle dessa distribuição”, disse Jefferson Lopes.

 

70310438 2409247049110897 7263739572503183360 n

Secretário Municipal da Produção, Jefferson Lopes

 

O Secretário frisou, ainda, que o caminhão baú é uma câmara fria que faz o transporte e a entrega dos alimentos nos locais determinados. “Então eu acredito que isso é uma preocupação, é fazer com que realmente os alimentos cheguem com qualidade na mesa e na merenda das crianças”, enfatizou Jefferson Lopes, secretário da Produção.

Para a nutricionista da Educação no município, Carolina Leitão, e membro também da comissão do Comsea, a atuação do Conselho é necessária para o fortalecimento das políticas públicas, que vêm sendo desenvolvidas pela gestão municipal na área da Segurança Alimentar.

“A conferência acontece com a integração entre as secretarias, envolvendo todos os pequenos agricultores. Então, crianças, adolescentes e idosos em vulnerabilidade alimentar - desnutrição e obesidade, precisam ter o plano de cuidado junto com as políticas públicas”, ressaltou Carolina Leitão.

“Este é o momento de falarmos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Compra Direta, do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e do Bolsa Família. É uma integração de políticas públicas para que o Município engaje no combate à redução da vulnerabilidade social e da vulnerabilidade alimentar também”, refletiu a Nutricionista.

 

WhatsApp Image 2019 09 16 at 16.53.31

Nutricionista da Educação Municipal, Carolina Leitão

 

Na ocasião foram discutidos alguns eixos temáticos. A nutricionista também explicou sobre a merenda escolar- que prevê na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a compra de pelo menos 30% dos alimentos oriundos da agricultura familiar.

Para o agricultor Gentío Martins, os programas de alimentos viabiliza a permanência do homem no campo, com produtos de qualidade, além de garantia de renda.

“Esperamos que o Município venha comprar não somente 30%, mas 100% da agricultura familiar, que é a merenda escolar. Nós entendemos que é um debate aonde possamos questionar e expor as dificuldades do homem do campo, justamente para que ele permaneça no campo. Quanto mais produtos fornecermos para o Município, mais teremos condições de permanecer no campo”, disse Gentío Martins.

Educação

Já na Educação, a secretária Shyrleide Maia falou sobre as Ações de Segurança Alimentar e Nutricional.

“A Secretaria da Educação vem trabalhando com a questão da alimentação escolar e nutricional em todas as etapas da educação básica pública. Nosso programa piloto é o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, que nos direciona nestas ações. Hoje contamos com 29 escolas, aproximadamente 7 mil alunos, e trabalhamos, a obesidade e a parte nutricional de todas essas crianças”, explicou a secretária Shyrleide Maia.

 

70168749 2409247092444226 6049516588091047936 n

Secretária Municipal da Edcuação, Shyrleide Maia

 

Saúde

Após a abertura, a secretária da Saúde, Anna Crystina Brito apresentou um painel sobre a missão da saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, bem como, frisou sobre as ações e programas de alimentação e nutrição no SUS.

“Na Saúde fazemos o acompanhamento, crescimento e desenvolvimento das crianças, gestantes e nutrizes. Como está a alimentação delas no dia-a-dia, como podemos acompanhar e como desenvolver ações estratégicas. Sobretudo, temos uma avaliação muito importante também, sobre pessoas com sobrepeso e baixo peso”, disse a Secretária.

“Acompanhamos, ainda, peso, estatura, índice de massa corpórea, exatamente para entender como é que está a saúde da população, de uma forma geral, principalmente focando nos escolares, que são as crianças e adolescentes em plena fase de desenvolvimento”, destacou Anna Crystina.

 

70042097 2409246969110905 2033746849508098048 n

Secretária Municipal da Saúde, Anna Crystina Brito

 

A conferência contou com a Palestra Magna proferida pelo assistente social, Daniel Barbosa dos Santos, presidente do Comsea Estadual, que ressaltou a importância de discutir as políticas públicas para o aprimoramento da segurança alimentar e nutricional.

 

WhatsApp Image 2019 09 12 at 13.59.24

Presidente do Comsea Estadual, Daniel Barbosa dos Santos

 

 

 

Texto: Jornalista Luciana Macedo

Fotos: Dornil Sobrinho

Secretaria Municipal da Comunicação