Caravanas da Saúde e da Produção promovem ação de impacto no assentamento Morro da Estrela; comunidade não recebia assistência municipal há 12 anos

WhatsApp Image 2019 08 06 at 14.22.33

Entendendo que o poder público precisa estar presente na realidade de cada cidadão portuense, a Prefeitura de Porto Nacional através das Secretarias Municipais da Saúde e da Produção, realizou nesse mês, mais uma edição das Caravanas da Saúde e da Produção. O Assentamento contemplado foi o Morro da Estrela, que recebeu ações integradas com o intuito de facilitar o acesso da comunidade rural aos serviços básicos.

WhatsApp Image 2019 08 06 at 14.22.56

A região abrange também os Assentamentos do Pau D’Arco, Bom Tempo, Novo Tempo e Promissão, na zona rural do Município. Mais de 50 famílias assentadas vivem da produção agrícola e de pequenas criações.

O prefeito Joaquim Maia acompanhado do vice-prefeito Ronivon Maciel e dos secretários, Jefferson Lopes e Anna Crystina Brito, esteve pessoalmente participando das atividades, que envolveu uma grande logística e profissionais de diversas especialidades.

Segundo os moradores, a localidade há doze anos não recebia a visita de representantes do governo municipal, e nunca uma equipe da área da saúde foi até eles. Mas, que agora, começou a mudar.

WhatsApp Image 2019 08 06 at 14.23.54

A ação teve por finalidade atender a região, que está situada a 80 quilômetros do perímetro urbano da cidade e muitos não têm como se deslocar até a sede do município.

A Caravana da Saúde proporcionou, de maneira humanizada, consultas médicas, atendimentos odontológicos, acompanhamento por profissionais de enfermagem, atualização das vacinas para crianças, jovens e idosos, e, além disso, mediante receita, também foi realizada a distribuição de diversos tipos de medicamentos e encaminhamentos de solicitação de exames químicos.

WhatsApp Image 2019 08 06 at 14.28.46

Também foram feitos testes rápidos para Sífilis, Hepatites Virais e HIV. Durante ação da saúde foi realizado momentos de atividades físicas e recreativas com as crianças.

WhatsApp Image 2019 08 06 at 14.26.26

WhatsApp Image 2019 08 06 at 14.24.02

Já a Caravana da Produção levou diversos atendimentos aos produtores rurais, como máquinas para gradear terras, transporte de calcário, gradagem, preparação do solo, distribuição de calcários, limpeza das áreas e plantio de plantas, roçagem e palestra com o tema “Aves”.

WhatsApp Image 2019 08 06 at 14.23.41

WhatsApp Image 2019 08 06 at 14.26.37

“Isso é um sonho nosso, e foi realizado. O primeiro passo já foi dado. Creio que darão continuidade a esse projeto pelo nosso assentamento”, comemorou a moradora e líder comunitária, Maria Joana.

“Muitos não tem transporte para chegar à cidade pra ser consultado, e o prefeito Joaquim Maia está resolvendo situações de pessoas que nem sempre podem chegar ao Município”, revelou Flávia Rodrigues, 17 anos, moradora da comunidade.

“As nossas caravanas da Saúde e da Produção têm feito a diferença nas comunidades rurais, porque trazem na saúde: assistência médica, medicamentos, exames, o dentista pra estarem atendendo as pessoas. A Produção disponibiliza toda a parte de assistência técnica rural, as máquinas trabalhando e se preparando já para os inícios dos trabalhos à frente”, disse o prefeito Joaquim Maia.

WhatsApp Image 2019 08 06 at 14.23.12

“Toda a estrutura do Município deslocada para a comunidade rural. É assim, com cuidado, fazendo a diferença na comunidade do campo, que nossa gestão tem trabalhado”, enfatizou o Prefeito.

“É uma satisfação muito grande, em nome do prefeito Joaquim Maia, de estarmos aqui realizando a Caravana da Produção e a Caravana da Saúde em prol da comunidade da nossa gente portuense”, destacou o secretário municipal da Produção, Jefferson Lopes.

“A gente trouxe hoje aqui, diversos tratamentos e exames preventivos. E ao mesmo tempo, estamos recebendo os encaminhamentos necessários para levarmos pra toda rede assistencial de saúde dentro de Porto Nacional”, salientou a secretária da Saúde, Anna Crystina Brito.

WhatsApp Image 2019 08 06 at 14.26.48

Texto: Jornalista Luciana Macedo