Sertões 2019: competição realizará Concurso Sertões de Artes; crianças e adolescentes participarão com redações e desenhos sobre o tema

WhatsApp Image 2018 01 05 at 10.53.24 AM 2 222

A equipe organizadora do Sertões 2019 está trazendo para Porto Nacional, junto com a maior competição da América Latina, o Concurso Sertões de Artes. Todas as escolas municipais estão convidadas a participar do projeto, que objetiva engajar os alunos no mundo do Sertões, através de desenhos e redações.

Incentivar o hábito da leitura e escrita nas escolas, para descobrir qual a imagem que os estudantes possuem do Rally, que escolheu Porto Nacional como cidade anfitriã em 2019, movimenta a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) desde o mês de julho.

A Pasta, que comanda as escolas do Município, definiu o melhor critério para a realização do concurso. Dividiu as turmas em duas, onde os alunos do 5º ao 9º ano farão as redações, e as crianças do 2º ao 4º ano farão os desenhos.

WhatsApp Image 2019 08 02 at 15.56.47

“Já fizemos reuniões com as gestoras municipais das escolas, passamos todo o material do Sertões (vídeos, áudios, textos) para que os professores conheçam o tema e orientem os alunos na produção dos trabalhos. Esse material foi enviado pela produção-geral do evento. Temos as melhores expectativas com a passagem dessa grande competição em nossa cidade”, disse a secretária municipal da Educação, Shyrleide Maia.

Os professores serão os responsáveis pela organização e seleção dos trabalhos. Depois de escolhidos, serão enviados para a Secretaria da Educação, para que sejam classificados os finalistas.

Prefeitura de Porto Nacional entrega novos uniformes para crianças do CMEI Lidiane Barbosa 3

Premiação

“O Concurso não foi criado para fomentar uma competição entre os alunos, e sim para garantir o engajamento dos estudantes com o maior Rally das Américas – o Sertões. É apenas um estímulo para saber o que pensam e como enxergam esse mundo de máquinas e pilotos empoeirados que cruzarão a cidade. O importante não é vencer e sim, participar”, disse o produtor-geral da Cidade Anfitriã, Fernando Garcia.

Como uma forma de gerar ainda mais engajamento ao concurso, serão eleitos quatro trabalhos, sendo dois desenhos e duas redações, que no dia da passagem do evento pela Cidade, estes quatro alunos serão convidados a entregar o prêmio aos pilotos (moto/quadriciclos/UTVs/carros), ganhadores da etapa do dia, e receberão também um kit do Sertões como prêmio.

Regulamento

Os alunos deverão escrever uma redação, desenho ou pintura (de acordo com a faixa etária) baseado no release enviado pela comissão organizadora. As redações serão corrigidas e eleitas pelos professores que indicarão os ganhadores, depois de avaliado o contexto da história (proposta no concurso) e nas didáticas coerentes na forma de escrita e metodologia para uma boa redação.

Igualmente, os desenhos ou pinturas serão eleitos pelos educadores que indicarão o ganhador, baseando-se no contexto da história.

Exposição de Artes

Com os trabalhos dos alunos das escolas municipais de Porto Nacional será realizada uma Exposição de Artes, onde os pilotos e todos os membros da caravana Sertões poderão ver, quando passarem pela cidade. A comissão julgadora de cada localidade terá que indicar os quatro ganhadores até o dia 20 de agosto de 2019.

Poucos dias antes da passagem do Rally por cada cidade anfitriã, a equipe organizadora do evento disponibilizará um espaço na “Vila Sertões”, para que a Educação Municipal prepare um mural para a exibição dos trabalhos.

O plano é que cada cidade receba a comitiva do Sertões com uma linda exposição dos trabalhos artísticos de seus alunos.

Pós-evento

Todos os desenhos e redações serão entregues para a organização geral da competição, no dia que chegarem ao Município. Depois que receberem esse material, confeccionarão um livro para cada Cidade Anfitriã, como lembrança do concurso.

carro rally dos sertoes 1

Texto: Umbelina Costa