Em comemoração ao dia do agricultor, prefeitura de Porto Nacional inaugura centro de armazenamento e distribuição de alimentos da agricultura familiar

Também foram realizadas rodas de conversas e lançamentos de projetos pela Prefeitura de Porto Nacional, com vistas ao desenvolvimento agrícola do município

WhatsApp Image 2022 07 28 at 20.55.42                                                                                             Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Um anseio da população rural, de mais de 10 anos, finalmente se tornou realidade na manhã desta quinta-feira, 28, com a inauguração de uma central de armazenamento e distribuição de alimentos da agricultura familiar de Porto Nacional, durante evento promovido para comemorar o dia do agricultor. Na ocasião também foram realizadas rodas de conversas e lançamentos de projetos pela Prefeitura de Porto Nacional, com vistas ao desenvolvimento agrícola do município. A comemoração, aconteceu no espaço da Feira, na antiga rodoviária e contou com cerca de 30 comunidades rurais de Porto Nacional.

Durante a solenidade, foi entregue ao prefeito Ronivon Maciel um certificado do programa Terra Brasil, cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento agropecuário de Porto Nacional por meio de reuniões e acompanhamento personalizado. Com uma programação recheada de informações e novidades ao agricultor rural, a cerimônia contou com uma palestra da analista ambiental da Agência de Regulação, Serviços Públicos e Meio Ambiente – ARPN, Sonaira Parente, que levou orientações sobre os riscos que as queimadas, nesta época do ano, podem trazer à população e ao meio ambiente.

WhatsApp Image 2022 07 28 at 20.53.00                                                                                                                       Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Central de armazenamento e distribuição de alimentos da agricultura familiar de Porto Nacional

O local garantirá facilidade, qualidade e segurança alimentar aos consumidores. A nova central de armazenamento, instalada na feira da antiga rodoviária, possui cinco salas e foi construída por meio de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Tocantins, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), garantindo mais qualidade aos alimentos que chegam às escolas, creches, Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) e entidades filantrópicas.

Durante a solenidade de inauguração, Ronivon Maciel falou da importância dessa central para o município. “O dia de hoje é um dia diferente porque é justamente a data em que Porto Nacional avança na agricultura familiar, essa central de distribuição significa muito para a agricultura de Porto Nacional. Estou muito feliz por saber que hoje os produtores rurais ganharam ainda mais força com essa aquisição que lutamos e conseguimos de fato entregar”, afirmou o Gestor.

Ouvir demandas para solucionar problemas

Após realizar um encontro com os produtores rurais no início deste ano (2022), para ouvir as demandas do setor, a prefeitura  de Porto Nacional também propôs várias soluções, dentre as quais destacou o aumento de maquinários à disposição da população rural e a realização do processo licitatório para a aquisição de novos equipamentos que irá auxiliar no plantio, gradagem, abertura de cacimbas e outros.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, Marcos Lemos, o evento em alusão ao Dia do Produtor foi realizado para levar as respostas aos anseios da categoria. “É com muita satisfação e alegria que nós trouxemos a excelente notícia de que houve uma licitação onde contempla uma quantidade significativa que vai atender os nossos produtores rurais. Dentro desta licitação, nós já podemos adiantar que contempla oito tratores. Estamos sempre em busca de dar uma atenção ainda maior ao produtor, ofertando sempre condições não só de produzir, mas também de trazer esse produto e comercializá-lo” disse.

Marcos Lemos disse ainda que “a superintendência municipal da Agricultura está à total disposição da comunidade. “Pedimos que a população de Porto Nacional veja a agricultura municipal como parceira, atualmente nós temos toda uma equipe técnica à disposição de quem precisa: tratores, caminhão basculante, bobcat, caminhão do PAA – Baúzinho, dentre outros equipamentos à total disposição da população rural”, finalizou o secretário.

Por: Mychelle Tauane