Atendendo solicitação de Associação, prefeitura de Porto Nacional realiza reforma em trator para auxiliar pequenos produtores rurais

 

A máquina atenderá a demanda de serviços de mais de 40 famílias da comunidade do Reassentamento São Francisco

 

WhatsApp Image 2022 07 15 at 11.10.44                                                                                            Divulgação: Secretaria Municipal da Infraestrutura/Agricultura e Desenvolvimento Urbano

 

Graças ao empenho da prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, produtores rurais do Reassentamento São Francisco finalmente conseguiram a reforma de um trator de propriedade da comunidade. A máquina foi entregue aos moradores no início do mês. Conforme o secretário municipal da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, Marcos Lemos, o equipamento vai atender aos pequenos produtores facilitando o trabalho nas lavouras com o manejo da terra.

“Hoje o município conta com 7 tratores  que atendem a sede do município e distritos, incluindo Luzimangues, esses equipamentos são disponibilizados para a realização de serviços atendendo aos pequenos produtores rurais. No período de plantio, que tem início com a chegada das chuvas, a demanda aumenta consideravelmente, já realizamos licitação para conseguir atender o maior número de solicitações possível. Com a reforma desse trator a comunidade do Reassentamento São Francisco será muito beneficiada, estamos dando o respaldo necessário para esses trabalhadores”, enfatizou Marcos Lemos. 

O diretor de maquinários agrícolas do município, José Júnior, explicou como funcionou todo o processo de avaliação até a reforma do trator. “O seu Raimundo nos procurou solicitando atendimento com serviços de gradagem na região do reassentamento São Francisco, onde ele é presidente da Associação de Moradores, então tomamos conhecimento de que eles tinham um trator abandonado em uma chácara no meio do mato”, disse. 

“Nos disponibilizamos a fazer uma parceria com ele e os moradores para fazer a manutenção desse trator, trocando pneus, filtros, câmara de ar, óleo e todas as peças necessárias. Trouxemos a máquina para a oficina da infraestrutura, fizemos toda a manutenção necessária, trocamos a bateria, óleo, foi refeita toda a parte elétrica, e agora na última terça-feira, 5, realizamos a entrega do veículo”, relatou José Júnior.

O superintendente municipal de agricultura, Geovane dos Santos, ressaltou: “com a aproximação do período de chuvas existe a necessidade maior de maquinários. Essa reforma aconteceu no momento ideal, com esse suporte a comunidade vai poder realizar o plantio na época correta e melhorar a produção, tanto em quantidade quanto em qualidade”, frisou. 

 

Dia do Produtor Rural

Reforçando o empenho da Secretaria Municipal da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento e Urbano com os produtores de Porto Nacional, será realizado no dia 28 de julho o Dia do Produtor Rural. A reunião contará com presidentes de Associações, lideranças e agricultores do município. Na ocasião também ocorrerá o lançamento do PNCF - Terra Brasil.

 

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação