Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é debatido em audiência pública

 

Dentre as demandas apresentadas está o reordenamento jurídico da Instituição

 

reunião cmdrs                                                                                                                                   Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

No intuito de dialogar sobre o reordenamento jurídico do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), e esclarecer dúvidas a respeito da instituição de apoio às Associações Rurais, foi realizada nesta quarta-feira, 9, na Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública proposta pelo vereador Jefferson Lopes. Na ocasião, o secretário municipal de Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, Marcos Lemos, falou sobre as pretensões em relação ao CMDRS e disse que a prefeitura de Porto Nacional deve atuar de forma diferenciada para promover o desenvolvimento rural e estimular a agricultura familiar.

O secretário Marcos Lemos ressaltou ainda a necessidade de reorganização das Associações, para que eles possam ter o direito de receberem benefícios como tratores, maquinários e outros, reforçando ser essencial que entendam essa responsabilidade. “Queremos ser parceiros dos produtores, para que juntos possamos conquistar o desenvolvimento da agricultura no nosso município, trabalhando numa maior aproximação para fazer funcionar o que as diretrizes do CMDRS preconizam, afinal, o Conselho é um elo entre o agricultor e a gestão municipal”, concluiu.

Durante o evento, o presidente da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (FAERTO), Pereira Lima, discorreu sobre o funcionamento e as atribuições do CMDRS, debatendo leis e projetos para o setor da agricultura e esclareceu as dúvidas apresentadas pelos participantes da audiência.

Na ocasião, o vereador Jefferson Lopes enfatizou que o objetivo primordial na busca pelo fortalecimento do CMDRS é apoiar e oferecer melhores condições de trabalho aos moradores do campo, criando políticas públicas que possam atender, de forma sustentável, as demandas do produtor. “A função do Conselho é estar atento às demandas sociais e auxiliar os agricultores a conquistar condições próprias para viver e trabalhar”, explicou.

Participaram do momento, o chefe de gabinete, Marcos Geovane que na ocasião representou o prefeito, Ronivon Maciel; o secretário municipal da infraestrutura, agricultura e desenvolvimento urbano, Marcos Lemos; superintendente da produção e agricultura, Geovane dos Santos; vereador Jefferson Lopes; vereador, João Justino; vereador, Gillian Fraga, além de presidentes de Associações e gestores de escolas municipais rurais.

 

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal da Comunicação