‘Futebol de Rua Pela Educação’ é lançado no Distrito de Luzimangues e deve atender 80 alunos da rede municipal

Porto Nacional é o único município do Tocantins contemplado com o projeto financiado através da Lei de Incentivo ao esporte

futebol de rua 2                                                                                                                                       Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com apoio da prefeitura de Porto Nacional, por meio das Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, a ONG Instituto Futebol de Rua realizou o lançamento do projeto “Futebol de Rua Pela Educação”, em parceria com a empresa Bayer, financiado através da Lei de Incentivo ao esporte. O lançamento aconteceu nesta terça-feira, 16, na Escola Municipal Eulina Braga, localizada no PA Capivara, Distrito de Luzimangues. Porto Nacional é o único município do Tocantins contemplado com o projeto.

Ronivon Maciel participou do evento e disse que o projeto “é muito interessante pois utiliza o esporte como ferramenta de inclusão de crianças e adolescentes, contribuindo também para a formação educacional e estimulando o fortalecimento de valores. Fico extremamente contente com essa parceria tão valiosa para o nosso município”, declarou.

DSC 0610 Easy Resize.com 1                                                                                                                                          Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O representante da Ong Instituto Futebol de Rua, Eber Christian Dartora, falou sobre o projeto ‘Futebol de Rua Pela Educação’ e disse que “a proposta do Instituto Futebol de Rua, que é uma Ong com sede em Curitiba e existe desde 2006, é que as atividades se desenvolvam no contraturno escolar e que incialmente atenderá 82 crianças”. Dartora ressaltou que em 2020 o Instituto ganhou o prêmio de melhor ong do Brasil na área de esportes. “A instituição possui projetos em 19 Estados do Brasil, em mais de 30 cidades e atende mais de três mil crianças, semanalmente, dentro das escolas públicas municipais e estaduais”, explicou.

Para o secretário de esportes e lazer, Capitão Diógenes Gonçalves, “esse trabalho vem muito ao encontro do pensamento de cuidar da criança e do adolescente que são o futuro da nação. O melhor instrumento de inclusão social é o esporte. Tenho certeza que Porto Nacional dará um salto de qualidade na educação com o desenvolvimento desse projeto. O intuito da gestão é gerar oportunidade a todas as crianças de Porto Nacional e esse projeto está de acordo com os nossos ideais”, enfatizou.

A secretária de educação Helane Dias, comemorou a conquista e destacou que “é um privilégio Porto Nacional ser o primeiro município do estado a receber o projeto. Nossas crianças merecem, tenho convicção que colheremos bons frutos desse trabalho”, destacou.

De acordo com a professora Marinalva Pereira, pedagoga do projeto, a preparação para desempenhar o trabalho exige comprometimento de todos os envolvidos. “Passamos por formações, reuniões semanalmente. É um projeto riquíssimo que tenho certeza que fará toda a diferença na vida dessas crianças. Faremos um trabalho belíssimo, resgatando culturas, brincadeiras antigas e desenvolvendo o cognitivo da criança de forma lúdica. Enquanto pedagoga trabalharei em conjunto com o professor Adriano Batista que é educador físico, um dando suporte ao outro”, frisou.

futebol de rua 3                                                                                                                                   Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Presenças

Prefeito Ronivon Maciel; secretário de esportes e lazer Capitão Diógenes Gonçalves; secretária de educação Helane Dias; secretário de produção Alcides Serpa; representante do Instituto Futebol de Rua, Eber Christian Dartora; subprefeito Nicki Lauder; diretor administrativo e financeiro da subprefeitura, Junior Almeida; pedagoga do projeto, professora Meirinalva Pereira; educador físico do projeto, Adriano Batista; diretor da Escola Eulina Braga, Adailton Teixeira e representantes da empresa Bayer.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho