Prefeito de Porto Nacional e comitiva visitam o maior centro de pesquisa do agronegócio no Brasil

Cerca de 60% dos funcionários da Corteva Agriscience de Porto Nacional residem no município

polo industrial                                                                                                                             Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Buscando possibilidades de parcerias para promover o desenvolvimento de Porto Nacional, bem como inclusão e geração de emprego e renda, o prefeito Ronivon Maciel visitou, nesta terça-feira, 16, o maior Centro de Pesquisa do Brasil e o terceiro maior do mundo da Corteva Agriscience, localizado no município de Porto Nacional. Acompanharam o gestor, os secretários municipais da Produção, Alcides Serpa, e do Esporte e Lazer, Capitão Diógenes Gonçalves, além do presidente da fundação municipal da Juventude, Murilo Ferreira e do diretor municipal do Trabalho, Edisley Batista.

O objetivo da visita é buscar alternativas de fomentar ainda mais a economia local, além de firmar parcerias para a execução de projetos sociais no município. Atualmente, com cerca de 60% dos funcionários da empresa residindo em Porto Nacional, a Multinacional gera mais de mil empregos extras no período de plantio e colheita, o que ocorre pelo menos 5 vezes ao ano.

Na ocasião Ronivon Maciel agradeceu a receptividade dos dirigentes da empresa e destacou a importância de estreitar a parceria entre o Centro de Pesquisa e a Prefeitura de Porto Nacional. "Desde o início da nossa gestão tínhamos o desejo de conhecer de perto o trabalho da Corteva e hoje estamos tendo esse privilégio. Essa empresa tem muitas experiências, muitas informações e tecnologias importantes, não tenho dúvidas de que isso irá gerar ainda mais oportunidade à nossa população”, pontuou.

Secretaria Municipal da Indústria e Comércio

Durante a reunião, o Prefeito falou sobre a criação da nova Secretaria Municipal da Indústria e Comércio no início de 2022, a qual deverá fortalecer e fomentar a indústria e o comércio da região. “Aos poucos estamos dando forma ao fortalecimento da economia, especialmente com a criação da nova secretaria. Vamos consolidar e fortalecer ainda mais o nosso trabalho, acreditamos que este é o caminho do desenvolvimento e das oportunidades", comentou.

Corteva Porto Nacional

A unidade de Porto Nacional é um dos três maiores Centro de Pesquisa da Corteva, no mundo. Ele existe desde 2008 e presta serviços às culturas de soja, milho e sorgo para o Brasil e outros países.

De acordo com o líder de Pesquisa da Corteva para Brasil e Paraguai, Carlos Raupp, quando a empresa instalou uma unidade em Porto Nacional, em 2008, buscava, principalmente, plantar milho ao longo do ano, permitindo realizar uma série de pesquisas, entre outras atividades.

Esta é a primeira vez que o prefeito visita a empresa para conhecer de perto o potencial de empregabilidade da Unidade. Segundo Raupp, essa aproximação do poder público é importante para alinhar melhorias. “Ficamos bastante satisfeitos com essa visita e com a aproximação do poder público iremos nos alinhar ainda mais para que juntos possamos planejar melhorias no entorno. Todos os processos são conduzidos pelos órgãos reguladores com muita celeridade e respeitando os prazos estabelecidos, pois as equipes responsáveis pelas inspeções conhecem as atividades desenvolvidas na unidade, sabem o que estamos fazendo”, explicou.

A comitiva do prefeito Ronivon Maciel, deixou um novo encontro marcado para a próxima segunda-feira, 22, quando deverão acompanhar de perto os trabalhos do Centro de Pesquisa e a relevância dessa estrutura para Porto Nacional.

Por: Mychelle Tauane