Setembro Amarelo: Secretaria Municipal da Saúde realiza palestra para profissionais da área

Lives, reuniões e palestras acontecem durante todo o mês no município

setembro amarelo 1                                                                                                                           Foto: Lorena Ribeiro/SEMUS Porto Nacional

Como parte da Programação da Campanha “Setembro Amarelo”, a Secretaria Municipal da Saúde vem realizando ciclos de palestras sobre suicídio desde o início do mês. Como um sério problema de saúde pública, o assunto demanda esforços de atenção à rede municipal de saúde. Durante todo o mês acontecem lives, palestras e reuniões em todo o município de Porto Nacional, pensando nisso, no início da manhã desta quarta-feira, 22,  ocorreu uma palestra com o tema “Acolhimento Socioemocional" aos profissionais da saúde do município, a palestra foi conduzida pela Psicóloga/Neuropsicóloga de Porto Nacional, Maria Elena Teles, que trouxe dinâmicas de autoajuda e técnicas diafragmáticas para ajudar a amenizar os sintomas da depressão.

A Psicóloga/Neuropsicóloga falou da importância de promover ações como essa aos profissionais da saúde. “É imprescindível realizar ações que visa o cuidado emocional principalmente dos profissionais da saúde, isso automaticamente faz com que eles aprendam a lidar com a suas emoções e com a emoção do outro”, afirmou Maria Elena.

Setembro Amarelo

A campanha é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio da Prefeitura de Porto Nacional, em nível local.

O CVV, fundado em 1962, presta serviço gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem conversar em sigilo. São mais de dois mil voluntários que realizam mais de um milhão de atendimentos por ano, nos 26 estados e no Distrito Federal. Atuam durante 24h por meio do telefone 188, skype e e-mail.

Texto: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação