Mais de 3 mil famílias portuenses podem ter o Cadastro Único cancelado por falta de atualização

As informações devem ser atualizadas a cada dois anos ou sempre que houver alteração na família ou de endereço

WhatsApp Image 2022 03 23 at 17.57.07 1

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta às pessoas que possuem registro no Cadastro Único (CadÚnico) para que procurem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo portando documentos pessoais como CPF, Identidade, Título de eleitor, comprovante de endereço, declaração escolar dos filhos e certidão de casamento ou nascimento, caso não seja casado(a), para atualizar as informações familiares. Os dados devem ser atualizados a cada dois anos, ou sempre que houver alterações como mudança de endereço, escola em que os filhos estudam, renda, dentre outros.

O CadÚnico é o principal registro para identificar as famílias de baixa renda existentes no País, em 2022. A ferramenta permite que o governo tenha acesso a informações como identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, residência e utilize os dados para seleção e inclusão das famílias em programas sociais do governo federal.

Dentre os benefícios que exigem o CadÚnico estão o Programa Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Auxílio Gás, isenção de taxa em concursos públicos e outros. A família que não fizer a atualização cadastral terá o seu registro cancelado, perdendo os benefícios.

Podem se inscrever no cadastro, quem comprovar ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606,00); ou ter renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636,00).

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação