Palestra reforça a importância da saúde e do bem-estar para prevenção do câncer de mama na 3ª idade

A ação contou com momentos de confraternização, em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Idosa comemorado no dia 1º de outubro

WhatsApp Image 2021 10 27 at 08.45.36                                                                                                                        Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com a farmácia Drogasil, realizou nesta terça-feira, 26, uma ação voltada aos idosos, ressaltando a importância da qualidade de vida na 3º idade, para prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Além da palestra ministrada pelos farmacêuticos da Drogasil, Gerismar Cardoso e Anerzilia Rodrigues, os idosos receberam homenagens e presentes em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1 de outubro.

A ação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social do Setor Brigadeiro Eduardo Gomes, CRAS Esperança. Com a palestra, os participantes puderam conhecer melhor as principais causas das doenças, os sinais e sintomas e o que fazer para reduzir os riscos. Além de aprendizado, os idosos foram agraciados com atividades de descontração.

A coordenadora do CRAS Esperança, Alba Azevedo, relatou que “foi uma ação conjunta com a farmácia Drogasil, para realizar esse momento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de outubro. Essa parceria nos possibilitou a participação de dois farmacêuticos, que trabalharam a temática saúde e bem-estar do idoso e a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Nosso objetivo foi orientá-los, especialmente neste mês de outubro que é tão representativo.”, frisou.

Segundo Alba Azevedo, é alarmante o número de casos de câncer, tanto de mama quanto do colo do útero, identificados em mulheres e algumas incidências em homens. “Essas orientações são de fundamental importância. Esclarecimentos, cuidados, muitas vezes com a correria do dia a dia, as pessoas acabam deixando de lado a preocupação com a saúde. É muito importante frisar que há maiores chances de cura se o câncer for descoberto no início”, destacou.

A dona de casa Maria da Cruz Araújo, agradeceu aos envolvidos pela realização da ação que, segundo ela, foi muito enriquecedora. “Estou contente com o reconhecimento que toda equipe tem com a terceira idade. Muito agradecida também por poder receber orientações que nos ajudam a preservar nossas vidas, sabemos que se descoberto no início, o câncer tem muitas chances de ser curado”, declarou.

Deuzuita Teixeira também participou do evento e destacou que momentos como esse são importantes para os idosos. “Fico feliz por saber que temos um ponto de apoio. Aprendemos a cuidar melhor da nossa saúde e nos divertimos, é bom demais porque anima a gente”, conclui.

WhatsApp Image 2021 10 27 at 08.45.36 1                                                                                                                        Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Uma das palestrantes, a farmacêutica Anerzilia Rodrigues, que atua na área há 11 anos, falou sobre a importância da prevenção para evitar tratamentos mais complexos, em caso de surgimento da doença.  “Se o indivíduo conseguir fazer o tratamento adequado e no início, tem uma taxa de recuperação muito grande. Quanto antes a pessoa é diagnosticada e inicia o tratamento, maiores são as chances de cura. Para nós farmacêuticos da Drogasil, foi um prazer muito grande participar deste momento, passar orientações importantes para os idosos e mostrar que a melhor coisa a se fazer é prevenir, para evitar essa doença que tem uma taxa de mortalidade tão grande”, afirmou.

Por: Nadya Mayara