Covid-19: Assistência Social segue garantindo a proteção integral de crianças e adolescentes no período de quarentena

1424164 resize 700 400

Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na próxima segunda-feira, 18 de maio, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Assistência Social promoverá, pelo rádio e mídias sociais, uma campanha virtual de alerta e prevenção - "Faça Bonito", que esse ano traz como lema: Fique em Casa, Mas Fique Alerta.

O objetivo da iniciativa é o de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância dos cuidados, e chamar a atenção da sociedade para o enfretamento da violência contra menores, durante todo este mês de maio.

No dia 18, às 9h, um manifesto, através de um bate papo na Rádio Porto FM, está sendo preparado pelo CREAS - representado pela secretária municipal da Assistência Social (SEMAS), Sarah Mourão - para informar a população de como realizar a denúncia. A psicóloga Joana Darc Queiroz e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alan Gomes dos Anjos, que atuam diretamente com os direitos de crianças e adolescentes, também participarão.

Com a pandemia do novo Coronavírus, a Campanha será marcada com a realização de ações online, para evitar aglomeração.

Sarah Mourão explicou que a SEMAS e demais órgãos atuantes na Rede de Proteção da Criança e Adolescente, ficam impossibilitados de realizar uma série de mobilizações referentes à vulnerabilidade sexual infantojuvenil, principalmente no período da quarentena imposto pela atual situação de emergência em saúde pública.

WhatsApp Image 2020 04 22 at 13.34.01 1

Sarah Mourão, Secretária Municipal da Assistência Social

Para a psicóloga do CREAS, Joana Darc, o intuito da campanha é alertar a sociedade a denunciar, caso alguma criança ou adolescente do seu convívio venha sofrendo com a violência. “Durante a quarentena, crianças e adolescentes ficam mais expostas a serem vítimas. Ligue e denuncie! Os canais são o Disque 100, Conselho Tutelar, e em casos de flagrantes a Polícia Militar (190) pode ser acionada”, orientou a psicóloga .

O que é CREAS?

É uma unidade pública de abrangência municipal ou regional referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. O Centro ainda é articulador de proteção social especial, de média complexidade, sem rompimentos de vínculos.

O objetivo é contribuir para o fortalecimento da família, bem como, a inclusão das mesmas no sistema de proteção social e nos serviços públicos; restaurar e preservar a integridade e a autonomia dos usuários; romper com padrões violadores de direitos; reparar danos e a incidência de violação de direitos; e prevenir a reincidência de violações de direitos.

Composição do CREAS Porto Nacional

1 coordenadora, 2 psicólogas, 2 assistentes sociais, 1 pedagoga, 1 advogada, 1 assistente administrativo e 1 educador social.

Onde procurar ajuda?

Disque CREAS: (63) 9 9209-0754

Disque 100

Faça Bonito

A Campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Nasceu alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Para além da data, a campanha com os dizeres "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes" é permanente e realizada o ano todo, por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos desse público-alvo.

Texto: Jornalista Luciana Macedo