Prefeitura de Porto Nacional encerra a 8ª Semana do Bebê no CRAS Esperança

Com a temática “Primeira Infância eu Apoio - Respeito às diferenças”, a 8º Semana do Bebê realizada pela Prefeitura de Porto Nacional, com a participação das Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Assistência Social, da Fundação da Juventude, Casa dos Conselhos e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, encerrou sua campanha na manhã desta sexta-feira, 11, depois de várias ações que tiveram como objetivo o fortalecimento da gestão no seu papel constitucional, além de acompanhar a execução das políticas públicas de atendimento à infância no município portuense.

O evento de encerramento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Esperança e contou com a presença da primeira-dama, Aline Maia, que é a articuladora do Selo Unicef no Município, das secretárias Verônica Fontoura (Assistência Social) e Deusina Ribeiro (Educação), da diretora de Planejamento da Saúde, Bruna Mirelly, do presidente do CMDCA, Manoel Brito e da Diretora de planejamento da Saúde, Bruna Mirelly.

A despedida do evento que movimentou gestores, professores, diretores, profissionais da saúde, crianças, gestantes e famílias, foi marcada pela emoção dos trabalhos dos alunos de todas as escolas do Município no concurso de Redação e Desenho. Do 1º ao 3º ano do ensino fundamental os alunos produziram desenho, e do 4º ao 5º ano produziram texto com a temática voltada para o respeito às diferenças. As melhores redações sobre a importância da primeira infância e seus cuidados foram premiadas.

Prefeitura de Porto Nacional encerra a 8ª Semana do Bebê no CRAS Esperança 2

Cuidados com a primeira infância

Em sua fala, a primeira-dama Aline Maia enfatizou a importância de ações como a Semana do Bebê, destacando que, para o desenvolvimento de uma pessoa, é preciso que a ela receba atenção e cuidados desde os primeiros anos de vida, e parabenizou a sintonia entre as Secretarias envolvidas para o município atingir suas metas para o credenciamento junto ao Selo Unicef. "Esse momento é de fundamental importância, pois além de celebrarmos as crianças, o Município está garantindo os direitos da primeira infância, e a 8ª Semana do Bebê deixa seu legado, tendo em vista a necessidade de se investir cada vez mais em políticas públicas para o desenvolvimento integral da primeira infância”, disse Aline Maia.

O intuito da Semana do Bebê é conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com as crianças de zero a seis anos. A campanha reuniu ações das políticas de Saúde, Assistência e Educação.

A secretária Verônica Fontoura destacou também a importância da realização da Semana do Bebê.

“A Semana do Bebê é uma ação em rede e mobiliza as Secretarias da Assistência Social, da Saúde, da Educação, e de toda gestão. É com grande satisfação que participamos deste evento, sabendo que os nossos desafios são imensos e precisamos mais do que nunca focar nas políticas públicas para a primeira infância, para termos uma sociedade cada vez melhor. Atualmente estamos acompanhando em nossos abrigos mais de 100 crianças adolescentes em medidas socioeducativas, e a nossa meta é que esses números sejam diminuídos. Mas para que isso aconteça, temos que trabalhar em rede, para que as políticas públicas venham se fortalecer”, salientou Fontoura.

Políticas Públicas

Na ocasião também o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Manoel Olympio Mota Brito, falou que a Semana do Bebê foi um momento também de sensibilizar gestores em prol de políticas públicas, e de apresentar experiências exitosas.

“Hoje na culminância da Semana do Bebê nós podemos ver um resultado concreto, onde fizemos valer mais de três mil crianças conscientizadas, criamos grupos de gestantes. Realmente conseguimos mobilizar a sociedade e mostrar que para o município que a primeira infância, é prioridade. De bastante destaque tivemos o 1º Fórum Comunitário que teve como objetivo traçar metas tendo em vista o Selo Unicef, no qual Porto Nacional pleiteia novamente o credenciamento de Município aprovado”, afirmou.

Prestigiaram o evento, as escolas municipais; Aparecida Bertan Venturini, Ernestina Freire Aires, Professora Generosa Pinto de Castro, Delza da Paixão Pereira, Celso Alves Mourão, Ercina Monteiro e Eulina Braga.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)