Retorno das aulas nas escolas municipais de Porto Nacional é adiado para os dias 8 e 13 respectivamente nas unidades escolares urbanas e rurais

 

A decisão foi tomada após reunião com os gestores escolares e visa promover melhores condições de retorno aos mais de sete mil alunos da rede municipal

 

WhatsApp Image 2023 02 03 at 16.45.22

            Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

 

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, com gestores escolares de Porto Nacional, a secretaria municipal da educação anunciou duas datas para o retorno do período letivo de 2023 para as escolas da rede municipal, sendo dia 8 de fevereiro (próxima quarta-feira) para as escolas urbanas e dia 13 (segunda-feira) para as escolas do campo. Atualmente, o município conta com 7.125 alunos matriculados e distribuídos em 30 unidades escolares, das quais duas são de Tempo Integral e uma de alternância.

Conforme informações da Secretaria Municipal da Educação, mais de 90% das escolas são climatizadas, 10% que faltam, são de algumas salas dentre as 30 unidades, que serão equipadas ainda neste ano de 2023. Tudo isso para oferecer maior conforto para os estudantes. 

Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Domingas da Conceição Ferreira de Oliveira, explicou os motivos do adiamento do retorno das aulas, destacando a questão do transporte escolar que estava em processo de licitação. “As empresas vencedoras desta licitação foram desclassificadas no momento da vistoria dos ônibus, com isso foi necessário solicitar o segundo colocado e reiniciar todo o processo de tramitação documental e também da vistoria.  Sem o transporte estaríamos prejudicando muitos dos nossos alunos, tanto da zona rural quanto da zona urbana que utilizam o transporte público. Por esse motivo optamos pelo adiamento”, disse. 

Além dessa questão, conforme a gestora da educação, outro ponto foi a regularização documental, com uma empresa de alimentos, necessária para que se possa oferecer de forma adequada a alimentação de qualidade aos alunos de Porto Nacional. Domingas da Conceição também falou sobre os uniformes escolares que, segundo a gestora, estão em processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, com previsão de ser realizado na próxima segunda-feira (06). Após a sessão será aguardado os trâmites legais.

“Para nós da Semed é importante tanto a questão pedagógica, quanto a segurança dos nossos alunos com transporte de qualidade e também a questão alimentar.  Esses três eixos andam juntos e precisam estar alinhados para que possamos ter um resultado melhor na educação”, ressaltou a secretária da educação. 

Recém empossada no comando da secretaria municipal da educação, a nova gestora falou sobre os desafios a serem enfrentados à frente da pasta. “A educação de um modo geral é um grande desafio. Estamos vivendo um período pós pandêmico, isso acarreta em uma responsabilidade ainda maior para as escolas.  Queremos receber os nossos estudantes da melhor forma possível, e a nossa expectativa é que tenhamos um ano exitoso, no cuidado com as crianças e na motivação de alcançarmos um bom resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), estamos imbuídos em avançar na educação do município”, frisou. 

A secretária disse estar consciente que o município tem muito o que avançar, tanto na parte pedagógica quanto nas estruturas das escolas, por entender que o ambiente escolar contribui muito com o processo de aprendizagem, e além disso, está ciente da importância de valorizar os professores. “Precisamos validar o esforço, o empenho de cada profissional que contribui com a educação do nosso município”, pontuou.

Uma grande novidade em Porto Nacional é o início das aulas na Escola Cívico Militar dos Bombeiros, que foi inaugurada no final de 2022.  Uma escola com metodologia toda específica, em que foi feito treinamento com os profissionais que escolheram trabalhar nesta Unidade Escolar. 

 

Por: Anne Karianny Moreira

Secretaria Municipal de Comunicação