Porto Aprendendo Mais em Casa promove interatividade de pais e alunos em aulas on-line

O projeto possui uma plataforma inovadora como suporte pedagógico para mais de sete mil alunos da rede municipal de ensino de Porto Nacional

IMG 20210722 114228

Avó acompanha a rotina de estudos da neta de 8 anos, aluna do 3° ano da Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza.

Idealizada com o intuito de oferecer um ensino de qualidade para 7.286 alunos da rede municipal de ensino de Porto Nacional, bem como maior envolvimento do corpo discente com as aulas virtuais, durante o período de pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal da Educação implantou o projeto Porto Aprendendo Mais em Casa, uma plataforma online criada para dar suporte pedagógico, melhorar a distribuição de conteúdo para alunos e promover maior participação dos pais com as tarefas escolares dos filhos.

A iniciativa da Secretaria Municipal da Educação disponibiliza conteúdos atrativos e dinâmicos capazes de envolver os alunos nas atividades escolares, o que resulta em baixo índice de dispersão, comum neste período de pandemia da Covid-19, que forçou o afastamento dos estudantes do ambiente escolar. Os conteúdos disponibilizados na plataforma virtual abrangem, orientações pedagógicas, blocos de estudos, vídeos educativos, livros de literaturas, sugestões de sites, dentre outras práticas e experiências pedagógicas.

IMG 20210722 114243

Alunas da Rede Municipal expondo atividades que fazem parte do projeto Porto Aprendendo Mais em Casa.

Na opinião da secretária Municipal de Educação, Helane Dias Rodrigues, “a pandemia derrubou barreiras na área tecnológica e os professores e demais profissionais da educação estão trabalhando até mais do que quando estávamos com aulas presenciais”.  Helane destaca que “o projeto Aprendendo Mais em Casa veio para dar mais visibilidade ao trabalho e melhorou muitos os resultados de aprendizagem dos nossos alunos, com destaque para a devolutiva dos blocos de atividades”. Segundo a secretária, o projeto incentivou os pais a ter mais participação nas atividades a distância e maior envolvimento na vida acadêmica dos filhos. Para ela esse comportamento “abriu portas para mais aprendizado, mais participação e socialização, mesmo que virtualmente. O projeto também permitiu maior visibilidade do trabalho do professor e da escola, esclareceu.

Para a professora aposentada Mercês dos Santos, que acompanha a rotina de estudos da neta de 8 anos, aluna do 3° ano da Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, a participação dos familiares neste processo escolar é de fundamental importância. “Todo o corpo docente da escola é muito competente e o uso das plataformas digitais como ferramentas facilitadoras no processo de ensino foi muito providencial. Enquanto professora não tínhamos tantos recursos para oferecer aulas dinâmicas, mas agora as crianças têm acesso a uma infinidade de conteúdos interessantes. Me sinto realizada de poder participar do ensino da minha neta e ao mesmo tempo me atualizar, com relação ao uso dos recursos tecnológicos”, destaca.

IMG 20210722 114216

Aluno da Rede Municipal de Porto Nacional em aula virtual durante o período de pandemia da Covid-19.

O Porto Aprendendo Mais em Casa ainda oferece aos servidores da educação municipal oportunidade de formação continuada e acesso a conteúdos sobre o domínio da tecnologia da informação e demais ferramentas digitais para potencializar o trabalho dos professores.

Os alunos continuam sendo assistidos pelos professores por meio da utilização de recursos tecnológicos que tornam viáveis o uso de diversos canais de comunicação como mensagens de voz, vídeo-chamadas individuais ou por grupo e vídeos, via aplicativo de mensagens instantâneas.

O contato com as famílias auxilia no processo do repasse de orientações com relação às atividades aplicadas, incentiva a participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem dos filhos e no esclarecimento de dúvidas que possam surgir.

Por Nadya Mayara/Secom com informações Semed

Fotos: Semed