Porto Nacional se prepara para realizar o 37º Seminário Municipal da Educação 100% online nesta segunda-feira, 10

 

WhatsApp Image 2020 08 04 at 11.21.32

 

Mesmo em meio à emergência em saúde pública, causada pelo novo Coronavírus, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Porto Nacional não para de trabalhar. É tanto, que nos dias 10 e 11 de agosto realizará o 37º Seminário Municipal da Educação – Tecnologias Educacionais e Novas Maneiras de Aprender para Ensinar, 100% online, pelo canal Semed Porto no Youtube. O vídeo será compartilhado, posteriormente, no Facebook (Semed Porto) e Instagram (@semedporto) da Pasta. Faça agora mesmo sua inscrição pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfl6vaUxXJgW6ShQ4lbkph6luhbyGvQUCX4TrCk8lIyUUD44w/viewform, preenchendo corretamente o formulário. Você também poderá acessar o link https://portonacional.to.gov.br/index.php/secs/sec-de-educacao, no site oficial da Prefeitura de Porto Nacional (www.portonacional.to.gov.br), para ter mais informações. Participe!

O objetivo do encontro virtual é abordar recursos tecnológicos disponíveis para os educadores e aprimorar as práticas pedagógicas educacionais digitais, para que os impactos da pandemia sejam minimizados. 

Com essas sugestões, os professores terão novos horizontes para dar continuidade no ensino-aprendizagem dos estudantes. Além disso, é necessário aprenderem a lidar com o lado emocional para poder acolherem bem os alunos no pós-pandemia. Por isso, alguns temas sobre saúde mental.

No dia 10, às 8h, haverá momento devocional e apresentação cultural com a cantora Laura Strasse e com o professor Mau Mau. Das 9 às 10h30 será apresentada a palestra ‘Qualidade de Vida em Tempo de Isolamento Social: Mantendo a Saúde Socioemocional durante a Pandemia’, com o professor Lucas de Oliveira, que é psicólogo social pela município de Palmas, psicoterapeuta clínico e professor universitário.

Das 10h30 às 11h30, haverá a palestra sobre ‘Educação e Tecnologia em Tempo de Pandemia’, com Maria Alessandra, que é pedagoga, Mestre em Ensino, professora universitária, consultora de TI e Inovação, organizadora e mentora em Hackathons (sendo líder do grupo de educadores  do Google – GEG Ourinhos).

Às 14h terá apresentação cultural com o professor Hélio Costa e com o ilustrador e designer gráfico, Marcos Alany.

 

WhatsApp Image 2020 04 27 at 11.13.39

Secretária Municipal da Educação, Shyrleide Maia

 

Uma nova palestra com o tema ‘Reflexões e Práticas Educativas na Infância em Tempo de Pandemia’ será ministrada das 14h30 às 15h30, pela psicóloga Judith Elizabeth de Freitas Dall’Agnol, que é Formadora dos Parâmetros Nacionais de Educação Infantil do Estado do Tocantins e do município de Palmas. Ela também é assessora educacional e formadora de professores na área da educação infantil e séries iniciais, em escolas privadas e prefeituras do Estado.

Em seguida será ministrada a palestra ‘Educação e Tecnologias: Desafios para Professores e Alunos’, com a professora Clea Eloisa do Rego (que também é historiadora e pedagoga, professora do EJA em Luzimangues e da Rede Municipal de Ensino de Palmas) e Joana D’Arc Santos de Jesus, pedagoga e coordenadora do EJA em Luzimangues.

A última palestra do dia 10, às 17h, será com o tema ‘A Escuta como Elemento Central da Educação’ e ministrada pela escritora e contadora de história, Kiara Terra, e intermediada pelo Sebrae. A profissional cursou Arte Dramática no Célia Helena Teatro-Escola e Comunicação das Artes do Corpo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com habilitação em Perfomance Arte. Atualmente mora em Portugal e é doutoranda em Sociologia da Infância, na Universidade de Minho.

As apresentações do dia 11 iniciarão às 8 horas da manhã com a cantora Aninha Costa. Em seguida, o professor Felipe Camargo Munhoz ministrará a palestra ‘Tecnologias Educacionais: Novas Ferramentas de Ensinar’. Ele é odontólogo, professor dos cursos de medicina, enfermagem e odontologia do ITPAC Porto, e coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente.

A próxima palestra será sobre ‘Motivação em Tempos de Incertezas’ com a professora Jemima Gertrudes Barreira Cavalcante, pedagoga, Mestre em Educação e dirigente municipal de Educação da Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins.

No período da tarde, as professoras Deusina Ribeiro e Lucilma Santana farão uma apresentação com o tema ‘Professor: Do Analógico ao Digital’. Depois, a psicóloga Simone Viegas Bettoni ministrará a palestra ‘Planejamento: Atividades Escolares no Pós-Pandemia’. Ela é especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e atua no Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) no ITPAC Porto.

Para finalizar a programação do 37º Seminário Municipal da Educação, a professora Gisele Cristine Rodrigues de Oliveira ministrará a palestra ‘Avaliação: Punição ou Termômetro’. Ela é formada em Letras Modernas, já ministrou aulas para turmas do pré-primário, ensino fundamental, ensino médio, EJA, cursinhos pré-vestibular e cursos de pós-graduação, além de ter sido professora nas faculdades Católica e Ulbra, em Palmas.

 

 

Texto: Umbelina Costa

Secretaria Municipal da Comunicação