Educação Municipal: Porto Nacional avança e cria plataforma de ambiente virtual de aprendizagem

WhatsApp Image 2020 05 13 at 08.45.49

O AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem chegou na educação municipal de Porto Nacional como um diferencial, para proporcionar o desenvolvimento e a distribuição de conteúdos diversos para os alunos da Rede. Um suporte pedagógico. A nova ferramenta de aprendizado foi lançada nesta quarta-feira, 13, pela Prefeitura, através da Secretaria da Educação (Semed). A iniciativa veio após o distanciamento necessário dos estudantes, das unidades escolares e de demais lugares da cidade, causado pela pandemia do novo Coronavírus. Cerca de 8 mil alunos podem ter acesso aos conteúdos online. Para acessar a Plataforma, o aluno ou o responsável deve entrar no site educacao.portonacional.to.gov.br

Todo o material foi desenvolvido pelo grupo de formadores da Semed. Eles já faziam planejamento coletivo com os professores e agora os blocos de atividades, virtual, para os alunos. O site que acomoda a plataforma foi desenvolvido pela equipe de sistemas da diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

Para as famílias que não tiverem internet em casa, as atividades impressas poderão ser retiradas na escola em que o aluno estuda. Para os estudantes do campo, as famílias podem fazer a solicitação na escola e as atividades serão entregues em casa.

Serão disponibilizados materiais como, orientações para os pais ou responsáveis, blocos de atividades, vídeos, livros de literaturas, sugestões de sites, dentre outras práticas, visto a importância de uma rotina de diferentes atividades dia-a-dia.

WhatsApp Image 2020 05 12 at 10.20.59 Equipe técnica do corpo diretivo da Semed Porto

A plataforma é supervisionada pela coordenação de Tecnologia Educacional da Semed, capitaneada pelo educador Valdeir Mezencio de Avelar Júnior. São esses profissionais, os técnicos do setor, que postarão todas as atividades no Ambiente Virtual. Toda semana, uma novidade.

O ‘Bloco de Atividades’ produzido oportunizará a resolução de tarefas que fazem parte do currículo referente ao ano/série em que o aluno está matriculado. As atividades devem ser respondidas de acordo com a data indicada nas páginas.

O professor estará em contato com o aluno ou o responsável, através do ‘Grupo da Turma’ no aplicativo WhatsApp, para orientá-los sobre os estudos ou indicar outras.

Na plataforma estão contempladas todas as modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de materiais disponibilizados para a disciplina de Libras.

“Quando um mundo para, outros mundos surgem, assim não há distância que nos separe. Inovamos e apresentamos a todos vocês materiais de aprendizagem por meio digital. Um esforço coletivo importantíssimo. Conclamamos toda a comunidade escolar que integra a Rede Municipal de Ensino para que possamos unir esforços no sentido de assegurar que nossas crianças e estudantes continuem aprendendo, mesmo fora do espaço escolar”, disse a secretária municipal da Educação, Shyrleide Maia.

WhatsApp Image 2020 05 12 at 10.20.58

Secretária Municipal da Educação, Shyrleide Maia

O período é delicado, por isso a Prefeitura de Porto Nacional está acompanhando com atenção, todos os acontecimentos relacionados ao Coronavírus (Covid-19) e alerta: quem puder continue em casa, para evitar a aglomeração de pessoas em quaisquer lugares.

O momento é de exercitar a paciência, exigindo um compromisso claro de cada pessoa, na realização de ações para minimizar a disseminação do vírus, garantindo a saúde e o bem-estar de todos.

Superação da crise e continuar a transformar a educação municipal, esse é o foco.

Texto: Umbelina Costa