Base Nacional Comum Curricular é discutida no 36º Seminário Municipal da Educação

2687c4cb 2f7a 45bf ad69 ee58d01e4537

Professor doutor, Júlio Furtado, no 36º Seminário Municipal da Educação

O segundo momento do Seminário, igualmente importante, foi marcado pela palestra “BNCC e Currículo: Desafios e Possibilidades”, ministrada pelo professor doutor, Júlio Furtado. Na explanação, o palestrante explicou sobre o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os parâmetros, diretrizes, currículo e os impactos da Base na prática. Os principais desafios para o professor; o desenvolvimento de competências; as competências socioemocionais e como desenvolvê-las através do currículo, também fizeram parte das abordagens do Professor. O evento aconteceu no Centro de Convenções Vicente Alves de Oliveira, Comandante Vicentão, nessa segunda-feira, 20.

A BNCC é um documento que determina os conhecimentos essenciais que os alunos da Educação Básica devem aprender. Todos os currículos de todas as redes públicas e particulares do país deverão conter esses conteúdos.

Júlio Furtado é pedagogo, psicólogo, professor de geografia, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diplomado em psicopedagogia, doutor em Ciências da Educação, idealizador do Canal Sala dos Professores, ex-reitor universitário e autor de diversos livros.

dfc46cd3 891a 4fe2 b7ea d3c4d01b002f

O 36 º Seminário Municipal da Educação foi prestigiado também pelo corpo docente de diversas escolas particulares de Porto Nacional. Uma honra do Município em poder ser referência para outras instituições.

Com o tema “Quando as Emoções Entram no Currículo”, o palestrante Tiago Eugênio trouxe à luz da educação municipal o autocontrole, a curiosidade e o esforço, que fazem diferença na hora do ensino e aprendizado. A missão de Tiago Eugênio é ajudar pessoas e empresas a usar todo o potencial da linguagem dos jogos para gerar mais resultados e aprendizagem.

O palestrante é psicobiólogo com formação em Game Based Learning pela Quest To Leam, em Nova Iorque. É também criador do Movar Educação, Detecta Aplicativo e Plataforma Educacional Neurons - produtos e serviços que utilizam tecnologias digitais para transformar a experiência de aprendizagem de alunos do ensino infantil à pós-graduação.

Tiago Eugênio ainda é professor de Neuroeducação e Gamificação do Instituto Singularidades, USP, UNIFESP e Santa Casa. Recentemente publicou o livro Por Dentro do Jogo: o impacto dos games sobre o cérebro e as relações sociais, e da Coleção Neuroeducação em Pauta, publicado em parceria com o Porvir.

76773ddd 9d21 4e7d 9284 40f5609bf60a

7ª Jornada Pedagógica – oficinas

Iniciaram nesta terça-feira, 21, as 25 oficinas da 7ª Jornada Pedagógica nas escolas municipais Fanny Macedo, União e Progresso, Celso Alves Mourão e Euvaldo Tomaz de Souza. A formação continuada vai nortear os trabalhos dos docentes e dar início ao ano letivo do Município.

029b8a6c f710 4b98 b467 fc18b8bf319d

7ª Jornada Pedagógica nas escolas

Os trabalhos acontecem até esta quarta-feira, 22, das 8 às 12h e das 14h às 18h. São realizadas anualmente. Os professores se inscreveram ontem, durante o Seminário, nas oficinas que mais lhe interessavam. São 20 temas interessantíssimos.

Os novos concursados da educação, que tomaram posse nessa segunda-feira, 20, já estão participando das formações, tendo a oportunidade de compreender como funciona a didática e o planejamento coletivo implantando na Rede Municipal de Porto Nacional.

a5770e9b 1286 4e52 998e f4cef3186d20

Temas:

• Intergeneracidade: conto e reconto com ênfase nas competências socioemocionais;
  • Estratégias de ensino da Libras para ouvintes por meio de produções surdas;
  • Práticas e procedimentos da investigação científica;
  • A contribuição do reforço escolar para a aquisição da aprendizagem;
  • Práticas e procedimentos da investigação científica;
  • Escuta inteligente/relações interpessoais – com técnica de coach;
  • Praticando e aprendendo com a matemática;
  • Infância, brincadeira, desenvolvimento e aprendizagem;
  • A importância da contação de histórias como prática educativa;
  • Música e Movimento;
  • Aprendendo em movimento;
  • Criação e produção de vídeos com ferramentas gratuitas;
  • O currículo pedagógico para alunos com especificidades;
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula;
  • Produção de textos e suas possibilidades na prática docente;
  • Recursos avançados do Power Point;
  • Guia alimentar para menores de dois anos de idade;
  • Relacionamento e Comunicação Eficiente;
  • “Descasque mais e desembale menos”;
  • Jogos Matemáticos: estratégias de aprendizagem.

Também no 36º Seminário da Educação 2020, as merendeiras, ASGs e vigias foram valorizados e também receberam a formação continuada. Quem palestrou para esse público foi a professora Domingas da Conceição Ferreira de Oliveira, Diretora do Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ).

599184e7 1a11 4069 9242 f2a00780687a

58e661a4 647e 4106 8a39 d4e0bb66125a