Educação Municipal de Porto Nacional investe em Formação Continuada

 

 

WhatsApp Image 2019 08 09 at 22.35.10

 

A atualização é um fator essencial para todo profissional, sobretudo, para os professores da rede pública municipal, pois o constante aprimoramento da prática pedagógica, e a qualidade deste processo mostra a responsabilidade da gestão do prefeito Joaquim Maia com os alunos em sala de aula.

 

WhatsApp Image 2019 08 09 at 22.35.05

 

Diante disso, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Educação faz investimentos e prioriza a valorização dos professores. Assim, nessa sexta-feira, 9, aconteceu no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira - “Comandante Vicentão”, a abertura oficial de mais uma Formação Continuada para os profissionais da educação.

Mais de 400 profissionais da área educacional participaram do evento, onde os temas “Postura da Escola quanto a Notícia do Abuso Sexual e o Recolhimento de Adolescentes em Medidas Socioeducativas”, foram evidenciados pela promotora de justiça de Porto Nacional, Márcia Mirele Stefanello Valente.

 

WhatsApp Image 2019 08 09 at 22.35.25

 WhatsApp Image 2019 08 09 at 22.35.24

WhatsApp Image 2019 08 09 at 22.35.28

WhatsApp Image 2019 08 09 at 22.36.28

 

O segundo momento, contou com a palestra “Educação Municipal: Qualidade e Evidências”, ministrada pelo professor Danilo de Melo Souza, atual subsecretário de Educação do Estado da Bahia. O mesmo também foi secretário estadual de Educação do Estado do Tocantins e secretário de Educação de Palmas.

 

WhatsApp Image 2019 08 09 at 22.35.42

 

A secretária municipal da Educação, Shyrleide Maia, deu as boas-vindas a todos, e destacou a importância do comprometimento da gestão Joaquim Maia com as unidades de ensino, e que essa ligação mexe diretamente com o desenvolvimento do aluno e o bom funcionamento da escola.

“Desejo um bom retorno tanto para os professores, quanto para os alunos, além de todos os colaboradores da Secretaria Municipal da Educação e escolas”, Shyrleide Maia.

 

WhatsApp Image 2019 08 09 at 22.36.02

 

A formação representa uma atualização e contextualização dos professores, com novas ideias, onde eles já têm o conhecimento adquirido, mas fazem uma requalificação em cima de métodos mais adequados.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Joaquim Maia deixou como mensagem aos professores, a importância dos momentos de formação.

“Temos a oportunidade, com a formação continuada, de estarmos trazendo aos nossos professores, educadores e profissionais da educação em geral, aspectos que envolvem a educação da primeira infância, entendendo que isso é dinâmico. A continuidade do tempo está sendo renovada, e é por isso que a gente busca profissionais da área e especialistas para promover essa educação sempre crescente em nossa cidade”, ressaltou o prefeito de Porto Nacional.

Para a diretora da Educação do Município, Gisele Cristine Rodrigues de Oliveira, a Secretaria Municipal da Educação tem investido em qualificação e em estrutura para os professores.

“A gestão Joaquim Maia sempre teve a preocupação de estar buscando, de forma permanente, a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino. E a temática sobre a violência contra a criança também nos preocupa. Então, em parceria com o Ministério Público, estamos hoje iniciando um pontapé para que possamos traçar ações pra combater o abuso sexual das crianças de Porto Nacional”, refletiu a Diretora.

Para o professor e palestrante convidado, Danilo de Melo Souza, a formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários, capaz de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.

“Primeiramente, é uma satisfação receber esse convite. Porto Nacional é uma das cidades mais importante do norte do Brasil. Berço da cultura, da formação de toda uma cultura do Tocantins. E aqui, discutimos com nossos educadores, a perspectiva e as evidencias de qualidade, bem como, compreender como funciona a escola pública que constrói qualidade, o papel de cada um nesse contexto, do professor, do gestor, da secretaria de educação. Ao mesmo tempo, parabenizo o poder público municipal por estar construindo fóruns e momentos em que os educadores se encontram pra discutir questões relevantes muito práticas no dia-a-dia da escola”, destacou o Danilo de Melo.

 

WhatsApp Image 2019 08 09 at 22.35.52

WhatsApp Image 2019 08 09 at 22.35.49

 

 

Texto: Jornalista Luciana Macedo

Fotos: Dornil Sobrinho

Secretaria Municipal da Comunicação