Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar de Porto Nacional comemora um ano desde a sua criação

Porto Nacional faz parte de apenas três dos 139 municípios a contar com o serviço voltado ao Transtorno do Espectro Autista

cmammmmm portt                                                                                                                                     Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Amor, diversão, inclusão e muita emoção marcaram a solenidade de comemoração do primeiro ano de existência do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar de Porto Nacional - CMAM. A celebração, que ocorreu no Clube dos Comerciários e contou com a presença do prefeito municipal, secretários, vereadores, pais e pacientes, também disponibilizou diversas atividades para as crianças, como escorregador, pula-pula, piscina, pipoca e muito mais. Atualmente, o serviço conta com quase 10 especialidades e atende pouco mais de 30 crianças e adolescentes.

O Centro Multidisciplinar foi criado pela atual administração municipal em março de 2022 com vistas a aumentar as potencialidades, generalizar habilidades, diminuir barreiras de aprendizagem, auxiliar no aumento da independência e autonomia perante o desenvolvimento. Após sua criação, os atendimentos de intervenção terapêutica foram direcionados com recursos adequados, ambiente lúdico, com pouca informação externa, bem como profissionais totalmente qualificados e em constante formação.

Durante o evento de comemoração, o prefeito de Porto Nacional se emocionou ao falar do local exclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “O CMAM é a obra mais importante da minha gestão, fico emocionado por falar sobre isso aqui no aniversário de um ano de um local que muda a vida de crianças e até mesmo da família de cada uma delas, estamos comemorando apenas um ano de muitos que virão”, destacou Ronivon Maciel.

Já a Terapeuta Ocupacional e Especialista em Análise do Comportamento, Marcinêis Milhomem, relembrou sobre a criação do local. “Ter um espaço lúdico com profissionais altamente capacitados e que conhecem a realidade de cada criança atendida é incrível para a população, é muito especial acompanharmos esses pacientes e vermos que o CMAM transforma a vida delas”, explicou.

Porto Nacional faz parte de apenas três dos 139 municípios a contar com o serviço voltado ao Transtorno do Espectro Autista. O CMAM é totalmente mantido por recursos próprios oriundos da prefeitura de Porto Nacional.






Por: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação