Agentes de Saúde e de Endemias de Porto Nacional participam de curso técnico oferecido pelo Ministério da Saúde

Cerca de 64 profissionais estão sendo capacitados no Programa Saúde com Agente

ctrap

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Os Agentes de Saúde e de Endemias do município de Porto Nacional, estão participando de cursos técnicos do Projeto Saúde com Agente, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o Ministério da Saúde e o Conasems. A iniciativa tem como finalidade a melhoria dos indicadores de saúde, o aperfeiçoamento dos serviços da Atenção Básica, e também destacar a importância do trabalho em equipe e intersetorial para garantia da integralidade do cuidado.

A formação é no formato híbrido (online e presencial), com carga horária de 1.275 horas. As aulas online iniciaram em agosto de 2022, e as práticas em janeiro de 2023. A previsão de término do curso é para junho de 2023 e os alunos contam com preceptores para auxiliá-los. Estão sendo oferecidos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde, para os (ACS) e curso técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias para os (ACE).

amarelo

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Entre os procedimentos que os profissionais estão sendo capacitados incluem-se; aferição de pressão arterial, medição de glicemia, aferição de temperatura. Para tanto, nesta terça-feira, 14, os participantes receberam um kit composto por: colete, aparelho de pressão, aparelho de glicemia, e oxímetro de pulso.

A secretária municipal de Saúde, Lorena Martins, esteve presente na entrega dos kits aos Agentes, e destacou a importância do curso para os profissionais. “Com essa iniciativa nossa expectativa é ampliar a assistência para a população, é uma parceria muito positiva que irá gerar ganhos para os nossos servidores em relação a qualificação e profissionalismo, e beneficiar os munícipes”, frisou.

rosa vermelho

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Verônica Aires Barbosa que é Agente Comunitária de Saúde, fez um balanço positivo do projeto. “Aprendemos muita coisa que iremos efetivamente levar para a população. Esclarecemos dúvidas, nos aperfeiçoamos, e pudemos nos integrar com os colegas que são Agentes de Endemias, uma união muito positiva. Em suma, eu só tenho pontos positivos a relatar sobre o curso e os aprendizados até aqui”, explicou.

O Agente de Endemias (ACE), José Carlos Moura de Oliveira, falou com alegria sobre a capacitação: “O curso está sendo ótimo, estou muito contente pela interação com os Agentes Comunitários de Saúde, sempre achei que deveria haver essa união de forças, tendo em vista que somos duas categorias com trabalhos complementares. Tendo como função levar saúde de qualidade para a população. Tenho certeza que a partir desse curso nossos serviços serão fortalecidos beneficiando a população”, pontuou.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação