Dezembro Vermelho: Abertura da campanha é realizada na Feira Municipal de Porto Nacional

Ao longo de todo o mês diversas ações de conscientização e orientação, serão intensificadas pela prefeitura municipal

dedezembr1                                                               Distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, foram alguns dos exames ofertados

Aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, foram alguns dos exames ofertados no último domingo, 04, pela Secretaria Municipal da Saúde em uma ação de lançamento da campanha Dezembro Vermelho. O evento, que foi realizado na Feira Municipal, tem o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. 

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Lorena Martins, ao longo do mês, diversas ações de orientações e conscientização em locais públicos e privados serão intensificadas pela prefeitura municipal.“Durante todo o mês de dezembro, todas as ações que nós realizamos durante todo o ano contra o HIV, serão intensificadas em todo o município por meio de palestras, rodas de conversas, dentre outros. Sabemos que essa doença não tem distinção e deixa pessoas sem chão e sem expectativas de vida. O serviço municipal de Saúde de Porto Nacional está à total disposição desses pacientes para tratar a doença com medicamento, acolhimento e acima de tudo, respeito”, disse Lorena Martins.


Aferição p                                                                          Diversas ações de orientações e conscientização em locais públicos e privados serão intensificadas

 

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais. 

 

Tratamento

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

 

 

Por: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação