Caminhada em prol da vida é realizada em Porto Nacional

Ação fechou às ações alusivas ao “Setembro Amarelo” no município

setembro amarelo 30091                                                                                                                        Fotos: Divulgação/Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Em Porto Nacional, a programação do Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, encerrou nesta quarta-feira, 29, com uma caminhada em prol da valorização da vida, cujo o tema foi: "Viver é sempre a melhor escolha ". O trajeto da caminhada iniciou em frente a UBS do setor Brigadeiro Eduardo Gomes, e seguiu até a praça do setor Novo Planalto.

A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde ( CAPS, UPA, Vigilância em saúde, CAPS, CEME, SAE), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Esportes e Lazer, Coletivo de mulheres, Secretaria de Educação Estadual e Municipal, servidores da Atenção Primária, equipe da manutenção e almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, equipe do SAD e a Guarda Municipal garantindo a segurança durante todo o percurso.

Em entrevista, a secretária municipal de saúde, Lorena Martins, disse: “A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Semus, está atuante no atendimento sobre saúde mental. Estamos mobilizando a comunidade para falarmos sobre as temáticas depressão, suicídio, e cuidados da saúde mental, formando uma rede de cuidados mesmo. Palestras e apresentações diversas aconteceram ao longo de todo o mês, em alusão à campanha no município. Essa luta é de todos, por isso é de fundamental importância que a população abrace a causa”, pontuou.

setembro amarelo 30092                                                                                                                      Fotos: Divulgação/Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Sobre a Campanha

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de combate a depressão e ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da vida CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria ( ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde o ano de 2003, o dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Por: Nadya Mayara
Secretaria Municipal de Comunicação