Secretaria de Saúde de Porto Nacional realiza Dia D de vacinação contra a Raiva

O imunizante está sendo disponibilizado para cães e gatos a partir de 3 meses de idade

WhatsApp Image 2022 09 17 at 12.11.42                                                                                                                                Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza neste sábado, 17, a campanha de vacinação antirrábica animal. A imunização dos pets a princípio aconteceu na zona rural do município, já na zona urbana foi iniciada no distrito de Luzimangues, no sábado, 10, onde foram imunizados contra a raiva cães e gatos da localidade. Hoje, a mobilização é na sede da cidade, objetivando proteger os animais domésticos dessa doença contagiosa que pode levar à morte. A vacinação acontecerá das 08:00 às 17:00 horas em diversos pontos da cidade.

Lembrando que para ser vacinado o animal precisa ter mais de 3 meses de vida, e estar em boas condições de saúde. O imunizante estará disponível nos seguintes locais: Todas as UBSs, antiga rodoviária,  Cras União, Bar do Cesário, Secretaria de Saúde e no Núcleo de Apoio ao Centro de Controle de Zoonoses.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Amanda Cordeiro, reforça a recomendação à população: “a prevenção através do imunizante contra a raiva nos animais é fundamental, além de proteger os bichinhos, também protege as famílias. Precisamos ter consciência do tamanho da nossa responsabilidade”, frisou.

O servidor público, Antônio Ribeiro da Silva, levou seus dois cães para vacinar e disse que esse é um gesto de amor. "É muito importante cuidar de quem amamos, por isso trouxe meus animais logo cedo. Em contrapartida é uma questão de autocuidado, tendo em vista que essa doença também pode levar humanos à obito, saio daqui satisfeito e com meus pets protegidos", enfatizou.

Sobre a doença

A raiva é uma doença viral  grave causada pelo vírus rábico, ela é transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos, todavia a transmissão também pode acontecer por meio de equinos e bovinos, animais silvestres/morcegos hematófagos. A doença é transmitida principalmente quando um animal infectado morde um humano, também por arranhaduras e lambeduras das mucosas, pelo fato de o vírus estar presente na saliva dos animais contaminados. Os primeiros sintomas surgem aproximadamente 45 dias após a mordida do animal infectado.

Principais sintomas

*Dor de cabeça

*Febre baixa

*Mal estar geral

*Irritabilidade

*Sensação de fraqueza

Além disso, caso não seja tratada e a doença se agrave, podem surgir sintomas como ansiedade, agitação, alucinações, insônia, dentre outros.

Quando isso acontece há chances reais da doença ser fatal. Por isso, a prevenção é de suma importância.

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação