Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de Porto Nacional orientam população sobre os cuidados com a contaminação do vírus Monkeypox (Varíola dos Macacos)

Panfletos esclarecendo sobre prevenção, modo de transmissão, sinais, sintomas e tratamento foram entregues nos locais visitados

WhatsApp Image 2022 08 27 at 07.03.23                                                                                                                                       Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Com intuito de alertar a população sobre os problemas de saúde causados pela contaminação da Monkeypox, a prefeitura de Porto Nacional, por meio das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, realizaram ao longo da semana uma mobilização em diversos estabelecimentos da cidade.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Vitória Reis, explicou como ocorreram as ações. “A Vigilância Sanitária em parceria com a Vigilância Epidemiológica, realizaram ações de orientações, recomendações e entrega de panfletos informativos para os funcionários de estabelecimentos com alto fluxo de pessoas. No dia 23 de agosto foram orientados postos de combustíveis e churrascarias, no dia 24, hotelarias, no dia 25, academias, e no dia 26 finalizamos as orientações nas  funerárias da cidade, onde foram entregues a nota informativa n° 5/2022 do Ministério da Saúde, e após na Rodoviária de Porto Nacional. Dentre as orientações, falamos sobre o período de incubação, transmissibilidade, manifestações clínicas e tratamento”, ressaltou.

WhatsApp Image 2022 08 27 at 07.03.27                                                                                                                                   Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

O que é a Varíola do Macaco?

É uma doença viral, causada pelo vírus Monkeypox, podendo desenvolver erupções em todo o corpo. O período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas incluem erupção cutânea aguda de início súbito, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada ou não a adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço) ou febre, entre outros.

Como se dá a transmissão?

Pode ocorrer por meio do contato íntimo e prolongado de pessoa a pessoa, por gotículas respiratórias, lesões de pele infectada e/ou objetos recentemente contaminados.

Como é feito o diagnóstico e tratamento?

O diagnóstico deve ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde, indicando internação hospitalar para os casos que apresentarem sinais de gravidade. Não existe medicação específica, os cuidados se dão por isolamento e tratamento de sintomas.

Como posso me prevenir?

Caso esteja com sintomas suspeitos da doença, procure uma Unidade Básica de saúde para receber as orientações adequadas. Os infectados devem permanecer em isolamento, manter distanciamento, realizar higiene das mãos frequentemente e usar máscaras.

A Semus alerta que é necessário seguir as orientações para que essa doença não se alastre.

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação