Porto Nacional realiza Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na Zona Rural do município

 

Além de proteger os animais contra a raiva, a vacina visa garantir a saúde das pessoas 

 

WhatsApp Image 2022 08 18 at 11.16.27                                                                                                                                          Divulgação: Secretaria Municipal de Saúde

 

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a prefeitura de Porto Nacional deu início nesta terça-feira, 16, à Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que no primeiro momento está acontecendo na zona rural do município. Equipes de Agentes de Combate às Endemias estão percorrendo rotas e visitando propriedades rurais por toda a extensão da cidade. A vacina antirrábica é indicada para cães  e gatos que tenham a partir de três meses de idade, devendo ser aplicada uma vez ao ano. 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alerta que a vacinação é de extrema importância, tendo em vista que esses animais são os principais transmissores da raiva para o ser humano. Por isso, a colaboração da população é essencial para o sucesso da campanha. 

Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental, Amanda Cordeiro, “a raiva é uma doença viral  grave, ela é transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos. A doença é transmitida principalmente quando um animal infectado morde um humano, também por arranhaduras e lambeduras das mucosas. Os primeiros sintomas surgem aproximadamente 45 dias após a mordida do animal infectado”, explicou.

Principais sintomas

*Dor de cabeça

*Febre baixa

*Mal estar geral

*Irritabilidade

*Sensação de fraqueza

A ação visa contemplar o maior número possível de animais vacinados na zona rural e posteriormente na área urbana do município.

 

 Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação