Técnicos da Vigilância de Combate às Endemias de Porto Nacional participam de capacitação para o combate da Leishmaniose

O projeto é realizado pelo Ministério da Saúde e sete cidades do Tocantins foram contempladas

WhatsApp Image 2022 07 27 at 09.01.05

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Técnicos da Vigilância de Combate às Endemias de Porto Nacional participaram nesta terça-feira, 26, da capacitação para o combate da Leishmaniose realizada pela Secretaria de Saúde. Apenas sete cidades do Estado foram contempladas com o projeto, incluindo Porto Nacional. Além da capacitação, o município recebeu mais de 6.900 coleiras que repelem o mosquito transmissor da doença para distribuição nos bairros do município.

A Coordenadora da Vigilância Ambiental, Amanda Cordeiro da Silva, destacou pontos importantes da ação. “A parte principal do treinamento são as coleiras que possuem uma substância chamada deltametrina que repele o mosquito transmissor da Leishmaniose. Esse projeto vem com o intuito de diminuir os casos dessa doença tanto em humanos como em animais”, explicou a coordenadora.

É importante destacar ainda que é preciso a colaboração da população junto à Vigilância, permitindo a entrada dos técnicos nas residências para que eles possam realizar o encoleiramento e, posteriormente, a coleta de sangue dos animais.

WhatsApp Image 2022 07 27 at 09.01.05 1

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Após essa capacitação, será iniciado, no Conjunto Habitacional Santa Rita de Cássia e no Setor Nacional, o encoleiramento de cães com idade a partir de três meses, no dia 03 de agosto. Os demais bairros serão divulgados conforme o andamento do projeto, que tem duração de quatro anos, e a cada seis meses os agentes acompanharão os bairros contemplados com o projeto.

WhatsApp Image 2022 07 27 at 06.43.45

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Amanda explicou como foi realizada a escolha dos bairros. “Foi feito um estudo de todo o município e foram identificadas as áreas de transmissão, os bairros que tiveram alta taxa de transmissão da doença foram os selecionados”. A coordenadora pontuou que o encoleiramento é a primeira etapa do projeto.

Os responsáveis pela capacitação foram a médica veterinária Luana Ribeiro Alves, o Supervisor das Equipes de Leishmaniose Gildemar Batista Gomes, a biomédica Priscila Barros de Souza Lima e o Gerente do Laboratório de Endemias Rafael Paz Gonçalves.

A equipe técnica também divulgará informações nas redes sociais, rádio, e fará reuniões com os demais Agentes de Combate às Endemias ACE e aos  Agentes Comunitários de Saúde - ACS, pois são eles que estão diariamente com os usuários do SUS.

Por: Anne Karianny Moreira