Qualificação para Agentes de Saúde e de Combate a Endemias da Região Amor Perfeito é realizada em Porto Nacional

O objetivo é promover a integração entre os ACSs e os ACEs no âmbito do trabalho e fortalecer as dimensões da vigilância, prevenção, promoção, atenção, e proteção à saúde

WhatsApp Image 2022 07 07 at 17.22.24 1                                                                                                                          Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias dos municípios que fazem parte da região Amor Perfeito, passaram por qualificação promovida pela prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Estado. O curso aconteceu nesta quarta-feira, 07, e teve como finalidade qualificar de forma integrada os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, na perspectiva do território único no âmbito da atenção primária, fortalecendo as dimensões da vigilância, prevenção, promoção, atenção e proteção à saúde.
A mentoria do curso ficou sob responsabilidade da bióloga em Saúde e diretora de vigilância das doenças vetoriais e zoonoses do Estado, Mary Ruth Batista Maia Glória, e de Marcos Timóteo Torres, ambos atuando como facilitadores do curso de integração pela Escola Tocantinense do SUS.

A diretora de vigilância das doenças vetoriais e zoonoses do Estado, Mary Ruth Batista Maia Glória, destacou: “o objetivo neste que é o último módulo consiste em fazer uma abordagem sobre as redes de atenção à saúde. Nessas redes de atenção à saúde a gente aborda os cuidados que precisamos ter com os usuários do SUS no que se refere às necessidades deste usuário, de modo que a gente consiga perceber as necessidades de saúde, fazer os encaminhamentos, dar as orientações corretas e adequadas, para que esse paciente seja atendido da melhor maneira possível, visando um atendimento integral deste usuário no Sistema Único de Saúde, nosso objetivo é oferecer a nossa população maior qualidade vida, diante do que nós profissionais de saúde podemos oferecer a eles”, enfatizou.

WhatsApp Image 2022 07 07 at 17.22.22                                                                                    Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Marcos Timóteo Torres, diretor de vigilância das doenças vetoriais e zoonoses do Estado, disse, “o principal intuito é que essas duas categorias trabalhem de forma articulada onde atuam, nas casas, com as famílias. A percepção que existia é que ACSs e ACEs tinham objetivos diferentes, e o que a gente está procurando é trazer para a consciência deles que o objetivo é o mesmo, à promoção da saúde e prevenção em sua ênfase maior”, explicou.

“Quando se fala de SUS entende-se que é um sistema que precisa estar integrado. Precisa atender as pessoas em todas as suas demandas de saúde, tanto na prevenção quanto na promoção da saúde, essa abordagem que estamos trazendo aqui é para que eles conheçam a atuação um do outro e que eles atuem também não só pensando nas atribuições que estão especificadas em lei, e sim numa postura mais colaborativa, de compreensão que um complementa a atuação do outro, isso acarretará em ganho de qualidade no atendimento à população”, concluiu Marcos Timóteo Torres.

Rômulo Bonfim Nascimento, que é Agente Comunitário de Saúde em Porto Nacional declarou: "Hoje estamos concluindo essa capacitação de integração entre os ACSs e os ACEs de Porto Nacional, e é de grande importância para nós enquanto profissionais, para conhecermos o território e mapear uma integração entre as duas categorias, e também absorver esse conteúdo importantíssimo”, frisou.

Na ocasião, também foi realizada capacitação para os ACS e ACE em Urgência e Emergência, com o coordenador do SAMU, Wagner Santana. “A importância para eles é que como esses profissionais estão incluídos dentro do seio familiar das pessoas é fundamental que eles saibam pelo menos prestar os primeiros socorros, para pelo menos orientar o pai ou a mãe a agir socorrendo a um recém nascido, uma criança ou idoso, em caso de queda, de convulsão. Então foram coisas bem básicas que passamos para eles hoje, mas que na prática salvam vidas”, pontuou.

WhatsApp Image 2022 07 07 at 19.34.19                                                                                                                         Foto: Divulgação: Secretaria Municipal de Saúde

No período vespertino o coordenador do SAMU capacitou os profissionais que estarão na Assistência da saúde na temporada de praia de Porto Nacional.

Por: Nadya Mayara
Secretaria Municipal de Comunicação