Atenção Básica ou Primária é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde

 

O SUS atende a população nos horários das 07h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira

 

WhatsApp Image 2022 07 04 at 17.15.32

Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

Nesse sentido, a Atenção Básica é a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às Redes de Atenção à Saúde, orientada pelos princípios da acessibilidade, coordenação do cuidado, vínculo, continuidade e integralidade.

Em Porto Nacional, a população conta com uma diversidade de serviços, tais como acolhimento, com classificação de risco, consultas médicas e de enfermagem e de saúde bucal, vacinas, curativos, visitas domiciliares, educação em saúde e atividades em grupos, nas escolas. Para atender esses princípios, a Atenção Básica desenvolve programas e ações, considerando a diversidade das necessidades de saúde dos usuários.

O atendimento à população acontece de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, mas vale destacar que, eventualmente, os profissionais fazem um horário estendido, para oportunizar que a população não fique sem o atendimento, principalmente no que diz respeito às campanhas de vacinação.

De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, em Porto Nacional, o total de atendimento de janeiro a junho foi de 7.578 pessoas, sendo que 5.129 foram atendidas por médicos da Atenção Primária e 2.450 pelos enfermeiros. Já em Luzimangues, no mesmo período, 3.215 pacientes foram atendidos, destes 2.413 pelo profissional médico, na Atenção Primária e 802 com profissionais da enfermagem.

Dados do Ministério da Saúde mostram que as UBSs conseguem amenizar cerca de 80% dos problemas que envolvam doenças que acometem a população. A prevenção de doenças e o acesso gratuito aos serviços, torna-se uma das grandes conquistas de acesso dos usuários brasileiros, em prol do bem estar e qualidade de vida.

De acordo com a Secretária de Saúde, Lorena Martins, o objetivo é realizar promoção, prevenção e recuperação da saúde do usuário do SUS em todo o ciclo da vida. “Os profissionais de saúde das nossas Unidades Básicas, além de consultas com médicos e enfermeiros, também oferecem oficinas de planejamento familiar, grupos educativos e de atividades físicas, orientação sobre alimentação saudável e muitas outras orientações. Tudo para garantir o melhor para nossos usuários”, explicou.

 

 

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação