Cerca de 200 Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias recebem capacitação sobre Política Nacional de Atenção Básica

O intuito é atualizar esses profissionais que são um elo entre a população e a rede municipal de saúde

foto capacitação ace acs 2206221                                                                                                                                   Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos Agentes Comunitários de Saúde, e Agentes de Combate às Endemias sobre questões relacionadas ao Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB) e, com isso, melhorar o acesso da população aos serviços de saúde, a prefeitura de Porto Nacional realizou nesta quarta-feira, 22, uma capacitação com esses profissionais. O treinamento que reuniu cerca de 200 profissionais, aconteceu no Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula. A mentoria do curso ficou por conta da  enfermeira com especialidade em gestão em saúde e gestão empresarial, Yarle de Paula Andrade de Sousa.

O Agente de Combate às Endemias desempenha um trabalho fundamental no controle de doenças endêmicas, e é primordial que desenvolvam um trabalho integrado às equipes de Atenção Básica na Estratégia de Saúde da Família,em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde.

WhatsApp Image 2022 06 22 at 18.39.51                                                                                                                                 Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

O objetivo da ação é qualificar de forma integrada os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, fortalecendo as dimensões da vigilância, prevenção, promoção, atenção e proteção à saúde.

“Trata-se de uma iniciativa para melhorar os indicadores de saúde, a resolutividade e a qualidade dos serviços da Atenção Primária ofertados para os munícipes. Ao passar pela qualificação os profissionais desenvolvem um olhar mais sensível e humanizado, isso faz toda a diferença”, frisou a diretora da Vigilância em Saúde, Zenilde Carreiro.

Por: Nadya Mayara
Secretaria Municipal de Comunicação