Vigilância em Saúde realiza ação orientando o descarte correto de resíduos hospitalares

 

Ação aconteceu durante todo o mês de março nos ambulatórios e UBSs e teve o intuito de reforçar a segurança no trabalho

 

 

foto residos

  Foto: Divulgação Secom Porto Nacional

 

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Vigilância em Saúde, realizou visitas aos ambulatórios e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Nacional, durante todo o mês de março, com o intuito de orientar o descarte correto de resíduos hospitalares.

O foco foi resíduos infectantes, pois rotineiramente muitos lixos comuns (como copos descartáveis e papel toalha) são descartados em conjunto com os infectantes. Segundo informações da Vigilância Sanitária, é essencial acondicionar separadamente os resíduos na origem de forma correta, em recipientes com características apropriadas a cada grupo específico, observando a padronização de cor e simbologia apresentadas.

 

lixeira de residos

  Foto: Divulgação Secom Porto Nacional

 

 

De acordo com a coordenadora da vigilância sanitária Vitória Reis, a finalidade foi refletir e reforçar a segurança do trabalhador, profissional de saúde e afins durante todo o processo de acondicionamento, transporte e destinação final.

Durante o processo foi orientado que todo resíduo infectante deve ser acondicionado em sacos brancos e impermeáveis, em PVC, conforme NBR-9191 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)*.

De acordo com Vitória Reis, “é muito importante também que a população tenha ciência do descarte correto dos resíduos, pois ao utilizar o serviço de saúde, pode ocorrer de descarte indevido em local inadequado.

Infelizmente encontramos algodão contaminado de sangue em lixo comum, que o próprio usuário do sistema de saúde descartou no momento de saída do serviço ou até copo descartável em lixo infectante”, explicou.

Além das orientações foram entregues panfletos explicativos para os trabalhadores e profissionais de saúde.

 

 

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação